Tecnologias inovadoras estão revolucionando o sistema de saúde

Tecnologias inovadoras estão revolucionando o sistema de saúde

Segundo dados da Abramge, foram realizados 5,1 milhões de teleatendimentos entre abril de 2020 e novembro de 2021

Sabemi

Nos últimos dois anos, a digitalização no setor da saúde vem conquistando espaço no cenário nacional. A teleconsulta, por exemplo, ganhou tanta força que, segundo dados da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), foram realizados 5,1 milhões de teleatendimentos entre abril de 2020 e novembro de 2021.

Porém, o segmento ainda tem potencial para muitas outras novidades tecnológicas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina, 98,7% dos médicos consideram que o uso de soluções digitais trazem avanços para o atendimento.

Pensando nisso, algumas empresas já estão desenvolvendo tecnologias para ajudar na modernização do setor. Confira abaixo algumas delas:

Interação virtual entre médicos e pacientes

Desenvolvido para equipes que precisam de uma maneira eficaz de se comunicar, gerenciar tarefas e serem mais produtivas, o Avaya Spaces – CPaaS (Plataforma de Comunicação como Serviço) que permite que as organizações criem e personalizem novas aplicações de acordo com as necessidades do negócio e dos clientes – facilita a interação virtual entre médicos e pacientes, criando salas online para que estes possam vivenciar a experiência de uma consulta remota como se estivessem no mesmo ambiente. Além disso, testes de laboratórios, imagens de diagnóstico e muito mais podem ser compartilhados em tempo real e integrados com a funcionalidade do Spaces (mensageria, áudio, videoconferência e compartilhamento de arquivos).

Por meio de redes de conectividade 5G, inteligência artificial, bots e internet das coisas, o Avaya Spaces pode ser utilizado em qualquer dispositivo – celular, tablet ou computador – de forma simples e segura, sem a necessidade de download.

Integração da Telemedicina a todos os processos

Com a pandemia, o uso da Telemedicina se expandiu numa velocidade vertiginosa, mas nem sempre com todas as integrações necessárias. Para proporcionar uma boa experiência para os pacientes, transcendendo a interface remota, a Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, cria um atendimento integrado com todas as plataformas e dados, proporcionando um processo fluído desde o agendamento até a cobrança, passando por uma junção do prontuário eletrônico com dispositivos de IoMT (Internet of Medical Things) de forma ao paciente ter um verdadeiro atendimento personalizado.

Atendimento personalizado

Em março de 2022, a Adobe anunciou o lançamento da Adobe Experience Cloud for Healthcare, uma nova solução baseada em inteligência artificial e machine learning que capacita as empresas de saúde a oferecer jornadas perfeitas aos clientes com recursos digitais personalizados e seguros de acordo com as regras complexas do setor.

A solução permite que empresas de saúde e ciências da vida desbloqueiem e ativem insights robustos sobre saúde e comportamento do consumidor que podem moldar e personalizar o atendimento, desde a aquisição e retenção de membros até o histórico de saúde conectado em todos os canais de atendimento. Todas as empresas do segmento, dos provedores às farmácias, poderão se beneficiar com a solução.

Ofertas de serviços, lembretes relacionados à saúde e até a relação entre fornecedores e parceiros poderão ser facilitadas e otimizadas com o Adobe Experience Cloud for Healthcare.

Leitura digitalizada de pedidos médicos

Normalmente, para se realizar exames laboratoriais, os pedidos precisam ser digitados. Quanto mais exames este contém, mais tempo o atendente demora fazendo o cadastro no sistema. Em média, a digitação de 30 exames demora 5 minutos. Porém, com a tecnologia da Logicalis, que combina Optical Character Recognition (OCR) com Inteligência Artificial dentro de uma nuvem, o sistema lê o pedido médico e o transcreve em 20 segundos, deixando o atendimento muito mais rápido.

Controle de acesso a hospitais

A Schneider Electric, líder global em transformação digital de gerenciamento e automação de energia, atua no mercado de controle de acesso no Brasil há mais de 25 anos, com tecnologias concentradas em proporcionar ambientes mais resilientes, seguros e eficientes. Para isso, a empresa oferece uma ampla gama de produtos para monitorar a entrada e saída de pacientes e profissionais de maneira versátil, com todos os softwares e hardwares necessários utilizando-se dos mais modernos conceitos de criptografia de segurança do mercado. Dessa forma é possível restringir o volume de pessoas em determinado recinto, identificar quem está circulando em suas dependências e até mesmo para evitar delitos, como roubos de medicamentos.