Diretor-presidente do órgão fala sobre o Movimento Paulista de Segurança, que tem apoio da CNseg; rádio estreia dois novos quadros em sua programação
Um convênio entre o Governo de São Paulo e a iniciativa privada tem como objetivo a redução de mortes no trânsito. Em entrevista especial à Rádio CNseg, nesta segunda-feira, o diretor-presidente do Detran do Estado de São Paulo, Maxwell Borges de Moura Vieira, aborda os resultados do projeto Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, idealizado pelo Governo de São Paulo em 2015. Essa importante iniciativa – que tem entre seus parceiros a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) – inclui a melhoria da formação dos condutores de veículos. “O objetivo é reduzir pela metade o número de mortos no trânsito, até 2020.” Segundo Maxwell, somente no Carnaval deste ano, houve queda de 30% do número de motoristas autuados por misturar bebida e direção, resultado proveniente das ações educativas do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
Também nesta segunda, o programa “Fala Presidente” dá prosseguimento à série destinada a explicar o que é e como funciona o mercado segurador. O tema da vez será a comercialização dos produtos de seguros. Nessa terceira fase, o presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araújo Coriolano, esclarece algumas dúvidas básicas da população, como as relacionadas à precificação do produto, partindo dos cálculos atuariais. “Para cada produto calculado, deve-se considerar a frequência do infortúnio e o valor médio de cada infortúnio. Dessa combinação matemática chega-se ao valor do risco”, diz Coriolano. A esse valor médio deve-se somar o custo de administração (publicidade e divulgação, por exemplo) e o custo de comercialização (pagamentos à rede de corretores e estrutura de vendas).
Pensando em aproveitar os próximos feriados para descansar e passear com os amigos e a família? É importante estar atento e saber sobre o funcionamento do seguro de Responsabilidade Civil. Nesta terça-feira, o programa “Conheça os Seguros Gerais” trará entrevista com o presidente da Comissão de Responsabilidade Civil Geral da FenSeg, Marcio Guerrero, que explicará os tipos de proteção tanto para hotéis, pousadas e restaurantes quanto para hóspedes e clientes. Nesse mesmo dia, o espaço “Qual é a Dúvida” terá um especialista esclarecendo o ouvinte a respeito da diferença entre proteção veicular e seguro de veículos.
Na quarta-feira, temas relacionados à Previdência serão debatidos no programa “Entenda os Seguros de Pessoas”. No mesmo dia, o novo espaço “Inovação e Sustentabilidade” abordará os desafios das ouvidorias e como elas vêm trabalhando a fim de entender cada vez mais a expectativa do cliente. Para esclarecer a questão, o presidente da Comissão de Ouvidoria da CNseg, Silas Rivelle, comentará os avanços da agenda de proteção do consumidor de seguros no último ano. “Um dos papéis da ouvidoria é diminuir a quantidade de demandas judiciais”, afirma.
Em época de crise e desemprego, quais os principais aspectos que gestores das empresas devem levar em consideração no momento da contratação de planos de saúde? Na próxima quinta-feira, o quadro “Por dentro da Saúde Suplementar” receberá o diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin. Ele dará algumas orientações sobre a melhor forma de contratar e revisar o modelo adotado de plano de saúde para que a empresa possa continuar a oferecer o benefício aos colaboradores. “Oferecer um bom plano de saúde é um diferencial competitivo para as empresas, pois contribui para atrair e manter os funcionários, além de dar segurança na hora que o colaborador e seus dependentes precisam de atendimento médico ou hospitalar.” Ainda na quinta, a Rádio CNseg terá a estreia do quadro “Momento Jurídico”, que abordará a proteção do consumidor na era da internet das coisas (IoT).
O “Minuto da Capitalização” fechará a semana abordando quão importante é ter uma visão das condições gerais dos produtos de capitalização na hora de adquirir um título. Para falar sobre o tema, a Rádio CNseg convidou a presidente da Comissão Jurídica da FenaCap e gerente jurídica de produtos da Liderança Capitalização, Simone Aiyubi Moregola. Durante a entrevista, a especialista chama a atenção para a importância de o consumidor entender com clareza o seu investimento e adequá-lo corretamente às suas necessidades. Nesse mesmo dia, o quadro “Dicas do Consultor” trará o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizotto, com orientações e cuidados para quem vai pegar o carro nos feriadões de abril.
Diariamente, a Rádio traz, ainda, boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.