i4pro vence déficit de profissionais e fecha quadro de contratações em 2022

A i4procomemora o recorde de contratações no primeiro semestre de 2022 quando empregou 130 profissionais, sendo a maioria nas áreas de Infraestrutura, Pesquisa e Desenvolvimento e Engenharia. O sucesso para o fechamento das vagas, em tempos de escassez de profissionais de tecnologia no mercado é resultado do trabalho de desenvolvimento de uma cultura organizacional construída com foco em transparência, e na força estratégica direcionada a programas de engajamento dos colaboradores e atração e retenção de talentos.

Durante a pandemia, e ao longo de 2021, o distanciamento social impossibilitava o convívio diário das equipes na sede da empresa, mas a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) implementou o modelo de teletrabalho. E desenvolveu uma série de iniciativas para garantir o engajamento e a motivação dos times, como abrir um ambiente online, promovendo o alinhamento entre as áreas e a troca de experiências entre seus colaboradores.

Em um ano, a i4pro colheu os resultados positivos das ações implementadas. Duas das principais conquistas são a certificação do GreatPlacetoWork (GPTW) em sua primeira participação na pesquisa, e a redução do turnover para 20% ao ano, menos da metade da média geral do mercado de tecnologia, que é de 48%. A conquista da certificação do GPTW em novembro de 2021 foi recebida pelo time de DHO como uma premiação pelo tempo de dedicação e profissionalismo.

Afinal, o objetivo era construir uma cultura organizacional sólida e tornar o ambiente da i4pro mais acolhedor para todos, principalmente na era do home office. Um dos indicadores de destaque da Pesquisa de Clima foi o nível de engajamento, que atingiu 80% de participação e um índice de satisfação de 81 pontos, em uma escala de zero a 100.

A i4pro cresceu 140% nos últimos cinco anos, com média superior a 20% ao ano, e triplicou a quantidade de colaboradores nos últimos três anos. A empresa viu nas adversidades da pandemia, oportunidades para alavancar a frente de recrutamento e seleção, acreditando no potencial do time e iniciando o processo de consolidação das boas práticas implantadas entre 2020 e 2021.