Na última semana, o Grupo Bradesco Seguros realizou o Festival da Inovação com um time diverso de especialistas que debateram temas relevantes de inovação, como metodologia ágil e design. Pela primeira vez, o evento foi aberto ao público. O tema desta edição foi #Conexões e buscou estimular insights sobre inovação e o universo de seguros.
Um dos temas mais debatidos na sociedade, o metaverso, foi destaque na palestra ‘Explorando as possibilidades e desafios do metaverso’, apresentado pelo cientista e empreendedor Silvio Meira. Para o diretor de Inovação, CRM e Digital do Grupo Bradesco Seguros, Fábio Dragone, é necessário debater e experimentar cada vez mais o assunto para proporcionar melhores experiências ao cliente, quando for acessível a todos.
“O metaverso poderá contribuir para o mercado de seguros, quando for acessível para todos, ao possibilitar novas formas de interação. E o Festival da Inovação nos proporcionou esse momento de reflexão para avaliarmos como aliamos a atualização tecnológica com o nosso setor e como podemos usar toda Inovação para aprimorar nossos produtos e nosso relacionamento com clientes e parceiros de negócios”, avalia Dragone.
A inspiradora abertura do evento (18), realizada pelo jornalista Iberê Thenório, explorou o tema ‘Lifelong Learning’. Outro destaque foi o painel sobre a ‘Inovação pelos quatro cantos do mundo’, com um time de especialistas: In Sieh, CEO da Chinnovation; Ricardo Lomask, diretor da Innovation Hub Israel-Brazil; Rony Sakuragui – Head no laboratório internacional de inovação do Banco Bradesco; e João Dias, CDO do Novo Banco. Design também foi explorado na palestra com a sócia da DUCO Driving Design Strategies, Gisele Raulik, com o tema ‘Como aplicar o pensamento sistêmico em cenários complexos’.
Já na quarta-feira (19), o destaque foi para a participação de Edu Lyra, CEO do Instituto Gerando Falcões que falou sobre a transformação social pela inovação e ESG. O dia contou também com a participação de Karen Santos, fundadora da edtech ‘UX para Minas Pretas’, e Rafael Bortolotti, da Natura&CO Latam.
O terceiro dia de Festival (20) recebeu o escritor Gil Giardelli e a palestrou ‘Inovação que inspira mudança’; e André Cruz, gerente de comunicação e cultura do inovabra, abordou como a liderança ágil influencia a transformação. O dia foi finalizado com o designer e especialista em product analytics, Huxley Dias, explicando sobre métricas para melhorar as experiências digitais dos produtos.
Os temas de destaque do último dia (21) foram: mindset do século 21, com Beia Carvalho, presidente da 5 Years From Now®; e novamente design com painel ‘Design X Negócio’, com o time: Daniel Furtado, Head de Produto e Design na Venturus e fundador do canal UX NOW; Viviane Delvequio, Head de UX Research na PicPay; Claudia Mardegan, VP de Design do Brasil pelo RecargaPay; e Rodrigo Lemes, head de Experiência do Cliente na Sapient, além de fundador do canal Design Team. O Festival foi encerrado com um agradecimento especial do presidente do Grupo, Ivan Gontijo, que destacou a importância dessa iniciativa, que conectou um time de especialistas, que reflete o que há de mais atual em metodologia ágil, inovação e design.