Por meio da modernização de suas plataformas, a Capemisa se destaca em sua jornada de inovação e transformação digital trazendo um ativo importante como benefício: o tempo. O objetivo das iniciativas tem sido ampliar a comodidade dos parceiros, corretores e clientes, garantindo respostas mais rápidas e assertivas para suas demandas. Como exemplo, o prazo médio de regulação de sinistros, até outubro deste ano, foi de três dias e meio. De acordo com as regras da Superintendência de Seguros Privados (Susep), legalmente, esse prazo é de até 30 dias. Além disso, a Capemisa foi a primeira empresa de capitalização do Brasil a realizar pagamentos de sorteados por meio de ferramenta digital, aliando tecnologia e praticidade para seus clientes.
Entre janeiro e outubro, a companhia registrou o pagamento de mais de R$ 130 milhões em indenizações para 5.970 sinistros para a seguradora. “Sabemos como o momento de um sinistro pode ser sensível para todos os envolvidos. Com isso, levamos, com foco em tecnologia, mais agilidade aos beneficiários. Investimos em pesquisa e inovação para tornar nosso negócio mais dinâmico não só do ponto de vista do resultado, mas sobretudo para a satisfação dos nossos parceiros e clientes”, explica a gerente de Regulação de Sinistros, Fernanda Tavares.
Todo esse projeto foi iniciado há alguns anos e acelerado na pandemia, período em que as soluções digitais se tornaram estratégicas por conta do isolamento social. Em capitalização, a empresa desenvolveu uma solução inovadora e pioneira no mercado. O PortalCAPNegógios, também para o’atendimento ao Sorteado, é uma plataforma que otimizou os processos de pagamento de sorteio dos títulos da Capemisa, inspirou uma mudança estrutural para o crescimento da companhia e desenvolvimento da indústria, permitindo que clientes ‘desbancarizados’ pudessem ser integrados ao sistema, experimentando o recebimento de prêmios com o uso de aplicativos financeiros. Hoje, eles podem receber os valores das premiações por carteira digital.
Até setembro, foram 48.901 sorteios pagos, um resultado 30% acima do mesmo período de 2021. Em valores, mais de R$ 270 milhões distribuídos aos premiados, alta de 7%, que retorna à sociedade como forma de consumo e investimentos. “Mais de 83% dos pagamentos são feitos hoje com uso de ferramentas de inteligência artificial. Essa iniciativa impactou a estrutura operacional e a cultura corporativa da companhia. Transbordou ainda um grande benefício para a sociedade: neste caso, a população sorteada – muitas vezes sem acesso a serviços e recursos bancários ou tecnológicos – passou a ser incluída no processo digital da operação, recebendo sua premiação em até 24 horas, em muitos dos casos”, declara o gerente de Operações de Capitalização, André Ribeiro.
A companhia acredita que todos os investimentos são fundamentais para consolidar o posicionamento da Capemisa em um ecossistema que adota mais eficiência, facilidades e rapidez: fatores diretamente ligados à capacidade de manter o desenvolvimento sustentável do negócio. Os investimentos em tecnologia são prioridade, cada vez mais, para atender a um nível melhor de oferta de serviço e exigência da sociedade.
“Nossos números provam que estamos diante de oportunidades que trazem menor custo e mais conforto para o Cliente final, mais eficiência aos parceiros envolvidos no negócio e maior margem para a companhia. “A tecnologia veio para nos ajudar e estamos sempre muito orientados para a satisfação dos Clientes e Parceiros”, conta o presidente da Capemisa Seguradora e Capemisa Capitalização, Jorge Andrade.