Por Jeniffer Elaina*
De acordo com dados da CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras), os números de aquisição do seguro devem continuar crescendo. Por este motivo, é importante que o setor continue se adaptando, principalmente, aos avanços tecnológicos. Pensando nisso, vamos falar neste texto sobre as expectativas e novidades para o setor de seguro de veículos em 2023. O sucesso na venda de seguro de veículos, nos dias de hoje, pode ser muito devido ao alto consumo de conteúdos digitais, aumentando as formas de divulgação dos produtos de uma corretora de seguros, por exemplo.
E é por isso que quem trabalha neste ramo deve ficar atento às tendências do segmento para conseguir implementar no seu negócio, caso ainda não pratique. Se quer saber mais sobre o assunto e ficar à frente de seus concorrentes em 2023, falaremos sobre as expectativas e novidades para o setor de seguro de veículos neste ano.
Quando falamos em tendências, sabemos que muitas vezes são elas que direcionam o mercado e, consequentemente, o consumidor. E, depois de uma pandemia, as pessoas procuram cada vez a solução digital para resolver todas as pendências.
Se aplicarmos no nosso negócio que, neste caso, seria em uma corretora de seguros, podemos atender às expectativas dos clientes com muita inovação e criação de oportunidades. Além disso, dependendo do que for aplicado, a seguradora ainda pode ter uma redução de custos. Por isso, é importante saber tudo o que está rolando no setor de seguro de veículos.
Conheça as novidades para o setor de seguro de veículos em 2023:
1 – Chatbots
Atualmente, os chatbots são os principais responsáveis pelas interações entre empresa e clientes, porém, é preciso tomar bastante cuidado e deixar todos os pontos atualizados. Afinal, um bot que não tiver a informação correta, poderá levar um dado errado ao cliente, causando uma experiência negativa. No caso do setor de seguros de automóveis, o chatbot consegue auxiliar, principalmente, no primeiro contato com o cliente tirando as principais dúvidas, realizando um orçamento, registro de sinistro, dentre outros serviços. Uma das grandes vantagens é o atendimento mais rápido e que pode funcionar no formato de 24 horas sem ter um custo extra para a seguradora.
2 – Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) também está dominando o setor de seguro de veículos. E é isso mesmo que você pensou: um seguro conectado. Demais, não é mesmo? Porém, estamos falando de um seguro que terá como base o comportamento do motorista daquele veículo. Isso mesmo! Com esta tecnologia, as seguradoras de seguro de veículo terão acesso a forma de dirigir do segurado e, com isso, tem a opção de reduzir alguns custos operacionais e melhorar a experiência do motorista com a empresa. Claro que para tudo isso funcionar, será necessário compartilhar os seus dados com a seguradora e em troca poderá economizar no valor do seu seguro auto.
3 – Transformação digital
Como já falamos acima, depois da pandemia, as pessoas utilizam muito mais a internet e é por isso que a empresa que não se adaptar nesta transformação digital vai ficar para trás. Uma das expectativas e novidades para o setor de seguro de veículos em 2023 é que cada vez mais as seguradoras apostam em serviços e atendimento digital, facilitando o contato com o cliente.
Uma das evoluções digitais, que já podemos ver nos dias de hoje, é a contratação da apólice ou até mesmo renovação de forma digital, abertura de sinistro, dentre outros serviços. As pessoas não estão mais acostumadas, por exemplo, a receber a apólice do seguro em casa. É tudo digital!
4 – Automação
Outra expectativa e novidade para o setor de seguro de veículos em 2023 é um serviço cada vez mais automatizado, gerando menos impacto de tempo no gerenciamento de um sinistro, por exemplo. Mais um serviço que pode ter automação são pagamentos e gerenciamento de apólices. Com isso, a resolução de problemas, se houver, acontece de forma rápida, deixando o cliente ainda mais satisfeito com a seguradora. Foto: Ketut Subiyanto/Pexels
*Jeniffer Elaina é é redatora especialista em seguros, formada em Gestão de Seguros, Marketing. Pós-graduada em Administração na FGV