Um dos pilares da Gestão de Pessoas da Tokio Marine é o trabalho contínuo em prol da construção de um ambiente corporativo acolhedor que valorize e respeite as diferenças. Em reconhecimento a este compromisso, a seguradora foi premiada na última quinta-feira, dia 23, em cinco categorias do Ranking de Diversidade GPTW Brasil: Mulher, Étnico-racial, LGBTQIA+, PCD e 50+. Neste último, sobre o combate ao etarismo e aos conflitos geracionais, ficou em primeiro lugar. No total, a companhia concorreu com cerca de 200 empresas dos mais diversos setores da economia. É a sexta vez que a Tokio recebe o prêmio como uma das Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar; a terceira vez para as Pessoas acima de 50 anos e questões Étnico-racial; e a primeira para os públicos LGBTQIA+ e PCD.
“Um dos objetivos da estratégia ESG do Grupo Tokio Marine nos 46 países em que atua é contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e justa, na qual os indivíduos não sofram discriminação por questões ligadas a gênero, raça, religião, capacitismo etc. Por isso nos sentimos tão honrados em trilhar este caminho aqui na operação brasileira e ainda receber o aval de uma consultoria global tão importante quanto o GPTW. Estas premiações são mais um estímulo para que continuemos a incentivar que cada um dos nossos 2,3 mil colaboradores no Brasil seja exatamente quem é, sem qualquer tipo de preconceito”, celebra a diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine Seguradora, Luciana Amaral.
Ela lembra que, desde 2017, a companhia reúne, sob o selo Tokio com Todos, os projetos voltados à promoção da equidade. Como parte de sua política de fortalecimento da cultura do respeito, por exemplo, a Tokio Marine promove, periodicamente, eventos, palestras e workshops conduzidos por especialistas em diversidade e universo feminino, gerando empatia e promovendo suporte emocional às colaboradoras para enfrentarem os desafios da carreira. Também disponibiliza ações dedicadas à prevenção e saúde feminina, como o “Programa Gestante”, com palestras mensais sobre maternidade, amamentação, desenvolvimento motor do bebê, armazenamento de leite e parto, entre outros temas. Hoje 44% dos cargos de liderança da seguradora são ocupados por mulheres.
Outra iniciativa de grande destaque entre as equipes é o programa Toque de Vivência, criado para promover a contratação de profissionais com idade acima de 50 anos. A iniciativa funcionou tão bem que hoje faz parte da cultura da empresa, sendo praticada em todos os níveis de gestão. Outra ação voltada para esse público é o Bate-Papo intergeracional – Foco em Equidade e Fomento do Pilar 50+. O programa conta com palestras sobre diversidade etária, impactos nos negócios, carreira e planejamento de aposentadoria, entre outros temas.
Para permitir a inclusão de Pessoas com Deficiência, a Tokio Marine tem a preocupação de tornar os locais de trabalho cada vez mais acessíveis e tem o cuidado de envolver os familiares dos seus colaboradores no maior número de ações, programas e benefícios possíveis. Além disso, a seguradora firmou parceria com a empresa Hand Talk criando o Hugo, assistente virtual de libras disponibilizado tanto no site quanto na página de oportunidades de carreira. Assim, todas as pessoas podem se candidatar, sem distinção, por meio da funcionalidade de tradução digital automática para Libras. Outra conquista importante foi a implantação do Contact Center de Libras em parceria com a empresa Icom, que realiza a tradução simultânea, garantindo um atendimento humanizado e com total transparência aos clientes surdos.
Outra frente de atuação da Tokio Marine é a promoção de ações de conscientização e engajamento dos Colaboradores. “Nos últimos anos, tivemos, por exemplo, no pilar LGBTQIA+, a palestra “Vamos desconstruir estereótipos”, com a drag queen Rita Von Hunty, que falou sobre a importância de romper com ideias preconcebidas. Outro encontro de grande sucesso, desta vez nos pilares Étnico-racial e Mulher, foi a palestra “Uma Conversa sobre Diversidade”, ministrada pela executiva Rachel Maia, que compartilhou um pouco sua trajetória e gerou grandes reflexões sobre Diversidade e Inclusão”, informa a diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine.
A seguradora também criou e mantém desde 2019 o Grupo de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de promover conscientização, debates, discussões e trocas que proporcionem igualdade e equidade. Este ano, uma das iniciativas já implementadas foi o Censo de Diversidade, cujos resultados vão permitir o desenvolvimento de projetos ainda mais alinhados ao perfil dos colaboradores. “Independentemente de gênero, orientação sexual, etnia, condição econômica, nacionalidade, naturalidade e condições física, mental ou psíquica, queremos ser uma empresa que acolhe seu capital humano. Os excelentes resultados financeiros que temos obtido nos últimos anos são uma consequência direta desse cuidado”, finaliza Luciana Amaral.