Nos últimos anos, os serviços por assinatura vêm ganhando cada vez mais adeptos. São diversos tipos de produtos ofertados nessa modalidade, entre eles estão serviços de streaming e pacotes de assinatura de vinhos e cosméticos, por exemplo. Aderindo a esse modelo inovador e flexível, os seguros por assinatura já são uma realidade capaz de proteger bens e patrimônios por condições vantajosas.
Os clubes por assinatura de serviços funcionam com pagamentos mensais para a permanência do serviço, ou seja, o usuário paga a quantia acordada a cada 30 dias para manter os benefícios ativos. Uma pesquisa realizada pela Betalabs, com dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), apontou que as assinaturas de serviços e produtos movimentam anualmente mais de R$ 1 bilhão na economia.
Para os serviços de seguros, a modalidade de assinaturas foi criada para consumidores que desejam cobertura de seus imóveis, automóveis e demais bens, sem a necessidade de alto investimento ou carências. Assim como a possibilidade de cancelamento rápido e online, sem precisar de meios burocráticos.
Além de menor valor nas apólices, os seguros por assinatura permitem que o usuário escolha diversas opções de planos. Essa opção permite inclusive coberturas mais amplas e possibilidades para veículos que normalmente não seriam cobertos por seguradoras convencionais, como os mais antigos, por exemplo.
Outro benefício é a possibilidade de mudança de cobertura a qualquer momento do contrato. Por ser um serviço pago mensalmente, o usuário possui liberdade para alterar a cobertura quando achar necessário. Em alguns casos, as seguradoras podem solicitar nova vistoria no bem ou imóvel.
Com pagamentos mensais, as seguradoras costumam oferecer flexibilidade também na forma de recebimento, com possibilidade de cadastramento de cartões de crédito, débito automático e até mesmo pagamentos por Pix. Por ser um serviço mensal, é fundamental ficar atento à data de vencimento, pois, caso o serviço não seja pago no prazo estabelecido, ele perde a validade e o usuário fica sem a cobertura contratada.
A aquisição dos seguros por assinatura tende a ser bem simples, e a cotação do serviço pode ser feita de forma rápida e simples por empresas especializadas. Considerada ainda uma nova modalidade, as seguradoras possuem regras e condições próprias para os beneficiários. Antes da contratação, é fundamental fazer a leitura do contrato e verificar as cláusulas e coberturas de cada modalidade.
De modo geral, os seguros por assinatura são recomendados para indivíduos que residem em casas e desejam uma maior proteção contra perdas de seus bens. No entanto, para aqueles que buscam tranquilidade sem a necessidade de contratar um seguro adicional, uma alternativa é optar por residir em uma casa em condomínio no RJ, onde já se conta com a proteção e segurança proporcionadas por um ambiente fechado e privado. (Foto: Divulgação istock)