IA e análise de dados transformam o mercado, afirma country manager da Klimber

Cada vez mais presente em todos os ramos de atuação, a análise de dados e a inteligência artificial deverão transformar o mercado segurador nos próximos anos. Para o country manager da Klimber no Brasil, Cristiano Saab, a tecnologia contribui para tornar mais ágil e eficaz a avaliação de riscos, os processos de aceitação e sinistros, detectar fraudes e proporcionar uma personalização da oferta de produtos e serviços.

“O mundo hoje está conectado, com reações imediatas e personalizado. Isso faz com que as coberturas e riscos tradicionais tenham comportamento diferente quando chegam ao digital. Temos fornecido ferramentas e soluções para que a indústria avance e faça essa transição da melhor forma possível”, afirmou Saab, durante participação no Insurtech Latam Forum 2023. A Klimber é líder em desenvolvimento de ecossistemas para distribuição e gestão de seguros digitais.

Segundo Saab, a transição para o ambiente digital já trouxe mudanças significativas, dentre elas, a capacidade de acesso à informação de forma ágil, granular e segmentada, transformando, por exemplo, o tempo de análise e resposta de sinistros. “Os canais tradicionais levavam muito tempo e, hoje, conseguimos detalhar e analisar as informações prontamente. Temos operações que, em até uma hora, o cliente tem uma posição sobre o sinistro”, ressaltou.

Além da revolução nos processos proporcionada pela evolução digital, Saab destaca que, no futuro, a tecnologia trará mudanças significativas a produtos, coberturas e serviços. “Vai surgir muita coisa nova, que exigirá coberturas que ainda não vislumbramos. Acredito que os seguros de bens seguirão relevantes, mas os riscos de responsabilidades avançarão significativamente”.