Seguro para eventos proteção garantida para o público

Seguro para eventos: proteção garantida para o público

O mês de junho é o mais festivo do ano nas regiões Norte e Nordeste do país. As tradicionais festas juninas fazem com que as cidades se transformem em um verdadeiro arraial a céu aberto, recebendo um número expressivo de visitantes. Garantir a segurança de moradores e turistas é uma preocupação constante dos organizadores de eventos, para que as festas deixem apenas boas lembranças.

Para proteger adequadamente tantas pessoas, existem no mercado produtos que garantem a segurança de convidados e staff, como as apólices de seguros de Acidentes Pessoais Coletivos (AP). Esse tipo de seguro é obrigatório quando há cobrança de ingressos, situação corriqueira em eventos esportivos, shows, festas culturais e folclóricas, passeios turísticos e eventos no exterior, por exemplo. O assunto é tão relevante que já motivou a apresentação, na Câmara dos Deputados, de um projeto de lei  Complementar que obriga promotores e organizadores de eventos artísticos, culturais e esportivos a contratarem seguro de responsabilidade civil por danos pessoais causados em decorrência desses eventos (PLP 1/15). A proposta  já foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara e seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o último passo antes de ser levada a Plenário.

Enquanto a lei não é aprovada é possível garantir o sucesso do evento com os seguros de Acidentes Pessoais coletivos, que podem ser contratados sob medida, são flexíveis e têm, valor acessível.   

Retomada

Estudo realizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), que ouviu 86 empresários do setor de eventos, no fim de setembro de 2016, mostrou que 65% dos entrevistados acreditavam na retomada dos investimentos no setor ainda no primeiro semestre de 2017. O mesmo estudo mostrou que, na visão dos promotores de eventos, quatro segmentos da economia devem liderar esse processo: saúde e indústrias farmacêuticas (35%); comunicação e marketing (29%); varejo (21%); e tecnologia (14%). Um bom momento para corretores expandirem seus portfólios. 

O que há no mercado 

A Capemisa Seguradora oferece o seguro Vida Eventos, Seguro de Acidentes Pessoais Coletivo por Prazo Certo, que possibilita customizar garantias, capitais segurados e grupos seguráveis. A modalidade oferece cobertura para grupos a partir de 14 anos, sem limite máximo de vidas, e o custo por pessoa é de acordo com capital segurado no contrato. O pagamento é feito através de cota única, por boleto, e o valor varia de acordo com a duração do evento. A cobertura básica garante 100% do capital segurado no caso de morte por acidente e as adicionais abrangem invalidez permanente total ou parcial por acidente (limitado a 200% do capital segurado), despesas médicas, hospitalares e odontológicas (limitadas a 10% do capital segurado e R$ 30 mil reais). Os períodos de cobertura vão desde a montagem do evento até o pós-evento, durante a desmontagem, de acordo com a necessidade do cliente.