A modalidade de trabalho remoto, o chamado home office, recebeu um forte impulso nos últimos anos, especialmente devido aos períodos de lockdown e distanciamento social, decorrentes da pandemia de Covid-19 no mundo todo. Muitos profissionais tiveram que transformar às pressas seus lares em pequenos escritórios para que o restante da economia brasileira não colapsasse. Junto desse cenário, surgiu uma demanda, por parte das empresas, cada vez maior por seguros voltados para equipamentos de trabalho utilizados no home office.
A importância da proteção adequada
Trabalhar em casa trouxe uma série de benefícios, como flexibilidade de horários e eliminação de deslocamentos, fuga do trânsito e do transporte público, mas também trouxe uma série de outros desafios. Um dos principais desafios passou a ser a garantia de que os equipamentos utilizados para o trabalho remoto estivessem protegidos contra danos físicos, roubo do equipamento e de dados ou outros imprevistos. Desde computadores e laptops, smartphones, tablets, monitores, teclados, mouses, cadeiras até impressoras, esses itens fazem parte de uma parcela significativa dos investimentos das empresas, além do fato de que os profissionais dependem deles para realizar suas atividades do cotidiano no trabalho.
Em um mundo em que as ameaças cibernéticas estão cada vez mais presentes, os seguros para equipamentos em home office não se limitam apenas à proteção física dos dispositivos. Eles também podem abranger coberturas contra ataques virtuais, como malware e phishing, que podem comprometer não apenas os equipamentos, mas também dados sensíveis e informações confidenciais dos usuários, das empresas em que trabalham e de seus clientes e fornecedores.
As seguradoras se adequaram
Para acompanhar a crescente demanda por sistemas de proteção adequados à nova realidade, as seguradoras tradicionais do mercado passaram a oferecer uma variedade de opções de seguros para atender às necessidades dos trabalhadores e das empresas em regime home office.
As apólices de seguro ficaram divididas em algumas categorias, como o seguro residencial, que protege a casa e os aparelhos do segurado, mas não cobre os aparelhos de trabalho que são propriedade do empregador daquela pessoa, ou de aparelhos de trabalho de um profissional autônomo.
Outra modalidade é a do seguro empresarial; nessa categoria, os aparelhos de trabalho de propriedade do empregador estão seguros, mesmo quando em posse do colaborador ou quando é um trabalhador autônomo, mas não cobre nenhum outro objeto, posse ou residência.
Por fim, surgiram as apólices mistas, que unem o seguro residencial do trabalhador com o seguro empresarial do empregador, e muitas dessas apólices podem ser personalizadas para incluir coberturas adicionais para equipamentos de trabalho. Ao revisar suas opções, os profissionais devem considerar não apenas o valor dos dispositivos a serem segurados, mas também as possíveis consequências financeiras de sua perda ou danificação.
Como escolher o melhor seguro
Ao buscar um seguro para equipamentos em home office, é muito importante considerar alguns aspectos para garantir a proteção e cobertura desejadas. Em primeiro lugar, os profissionais devem avaliar quais são as suas necessidades específicas, levando em conta o tipo de equipamento, o valor investido e de mercado dos mesmos, assim como quaisquer outros riscos associados ao trabalho remoto.
Além disso, é muito importante se atentar aos termos e às condições de cada apólice e de cada seguradora diferente, pois, embora possam parecer iguais, muitas apólices podem cobrir determinados tipos de eventos e danos, enquanto outras se isentam. Por exemplo, alguns seguros podem não oferecer cobertura para danos causados por negligência (como deixar o notebook cair no chão, ou que uma criança use o computador de trabalho para jogar) ou mesmo desgaste normal do uso cotidiano. Algumas seguradoras vão mais além e exigem a instalação de medidas de segurança adicionais, como travas de segurança ou sistemas antirroubo ou de biometria.
Por fim, é preciso comparar as diferentes opções disponíveis no mercado, levando em consideração não apenas o custo do prêmio, mas também a reputação da seguradora, seu histórico de atendimento ao cliente e a qualidade de suas coberturas. Ao investir em um seguro para equipamentos em home office, como para um notebook HP de última geração, os trabalhadores podem desfrutar de uma maior tranquilidade, sabendo que estão protegendo seus equipamentos de trabalho, que podem chegar a custar um alto valor, contra os imprevistos que podem surgir no ambiente de trabalho remoto.