Seguro para quem é Uber é diferente?

Sabemi

Trafegar no trânsito brasileiro não é tarefa fácil. Há diversas ameaças sobre as quais o motorista deve ficar sempre atento, e elas aparecem de todos os lados. Fora a violência das ruas, problemas mecânicos, acidentes e até eventos naturais como chuvas amedrontam motoristas, principalmente os de aplicativo, cuja renda depende do carro.

Por essa razão, muitos motoristas de Uber optam por fazer algum seguro. Embora a plataforma exija que os motoristas estejam em dia com o DPVAT e também tenha parceria com seguradoras para a cobertura de acidentes, incluindo passageiros, com seguro chamado de APP (Acidentes Pessoais de Passageiros), outras ameaças devem receber algum tipo de atenção específica.

Especificidades de um seguro para Uber

A diferença da cobertura de um carro normal para um carro utilizado como Uber diz respeito ao uso comercial deste último e, portanto, ser um carro que roda muito mais do que um de uso cotidiano. Por ser um carro muito mais exposto aos riscos, não raro, o seguro para Uber se torna mais caro, se comparado ao seguro convencional.

Por mais que não seja algo obrigatório, é importante estar precavido, principalmente contra roubo e furto. Como o carro passa a ser um instrumento de trabalho, ficar sem ele pode gerar um impacto financeiro grande para o motorista. Em um primeiro momento, as apólices que cobrem seguro contra incêndio e enchentes podem até não ser prioridade do motorista, principalmente devido ao valor, mas as contra roubo e furto não devem ser negligenciadas.

É possível utilizar o seguro do carro próprio para Uber?

Caso o motorista use seu carro próprio para trabalhar, isto é, passe a utilizá-lo não mais como veículo de passeio, mas como instrumento de trabalho, é fundamental que informe a seguradora dessa transição. Do contrário, qualquer acidente que porventura venha a acontecer não será coberto nem terá eficácia em caso de sinistro.

Aluguel de carro já conta com seguro

Já se é o primeiro seguro feito pelo motorista, é importante contratar o serviço junto de empresas confiáveis e renomadas. Corretoras podem ser uma boa opção para conhecer planos que mais se adequem a cada necessidade, o que inclui preço. Já para quem não quer ter preocupação nenhuma no que diz respeito a essas burocracias o aluguel de carros para Uber é a opção mais acertada.

Ao alugar um carro, o custo do seguro já está incluso no valor do aluguel. Ao mesmo tempo, as manutenções e revisões são garantidas, o que diminui as chances de ficar na rua por algum problema mecânico. Ao pesquisar sobre aluguel de carros para Uber e preço, é possível perceber que acaba valendo mais a pena pela praticidade. (Foto: PeopleImages/divulgação istock)