Idealizada pela Fundación MAPFRE, iniciativa transforma o aprendizado sobre regras e leis de trânsito em uma experiência divertida e didática para crianças
Entre os dias 9 e 13 de setembro, a cidade de Jarinu, em São Paulo, recebeu o programa “Na Pista Certa”. Voltado para as crianças de 5 a 11 anos, a iniciativa idealizada pela Fundación MAPFRE oferece atividades lúdicas e divertidas, que conscientizam os pequenos sobre as leis de trânsito.
Instalado no Ginásio de Esportes Jairo Lorencini, as atividades foram destinadas às crianças das escolas municipais previamente agendadas. O cronograma foi divido em duas fases, com etapas teóricas e práticas.
Durante a programação teórica, as crianças assistiram a um teatro de fantoches que retrata situações cotidianas no trânsito e exploram uma maquete da cidade, que simula diferentes cenários. Já na etapa prática, elas vivenciaram o trânsito em uma minicidade cenográfica de 600m², pedalando em bicicletas e triciclos por vias sinalizadas, aplicando o que aprenderam e desenvolvendo habilidades como atenção, respeito às regras e cuidado com os pedestres.
Além de promover a educação no trânsito, a Fundación MAPFRE reafirmou seu compromisso com a inclusão ao proporcionar espaços adaptados para crianças com mobilidade reduzida e Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo a participação e o aprendizado sobre segurança viária de forma igualitária e divertida para todos.
Janiru (SP)
A cidade de Jarinu está localizada no aglomerado urbano de Jundiaí, entre importantes cidades de São Paulo, como a capital paulista, Bragança Paulista e Campinas. Cruzada pelas rodovias SP-354 e SP-065, além de estar próxima a Fernão Dias e Anhanguera, a cidade é um expoente na malha logística do Estado.
“Nosso trabalho por meio do ‘Na Pista Certa’ é preparar futuros condutores mais conscientes, com atividades que estimulam o conhecimento sobre a segurança viária. Além disso, a iniciativa também possui grande impacto no presente, já que as crianças também são potentes intermediários de conscientização para os pais”, disse a representante da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, sobre a importância do programa que chega à cidade.