Nem todo tipo de veículo adquirido via leilão é aceito pelas seguradoras; entenda quais são os critérios e as exceções
Um leilão de carros sempre é vantajoso do ponto de vista econômico, já que torna-se possível adquirir um veículo novo em bom estado por valores bem abaixo da tabela. Contudo, muitas pessoas que adquirem um automóvel nessas condições acabam se deparando com um grande desafio: conseguir um seguro para seu veículo. Por uma série de motivos, esse pode ser um processo bem complicado.
Para as seguradoras, um carro de leilão representa um negócio de alto risco, já que eles não conseguem analisar com precisão seus antecedentes. Questões relacionadas a manutenções inadequadas, avarias e histórico de sinistros são fatores que desvalorizam o automóvel. Por isso, grande parte das seguradoras não oferecem serviços de seguro para esse tipo de veículo.
A boa notícia é que isso só é aplicado em casos específicos. Nem todo veículo leiloado possui antecedentes problemáticos, assim como nem todas as seguradoras são tão restritivas em relação a isso.
Quando um carro de leilão pode ter seguro?
Para começar, é importante frisar que todo carro adquirido por leilão fica com essa informação explícita em seu histórico. Dessa forma, toda seguradora pode descobrir facilmente a procedência do veículo. Por outro lado, as empresas que oferecem seguros para automóveis do gênero costumam avaliar uma série de fatores que podem ser favoráveis.
Nem todo carro de leilão possui um histórico problemático. Existem diversas categorias de leilões, e cada uma trabalha com um tipo de automóvel. Sendo assim, ainda é possível adquirir um veículo 0km e em perfeitas condições dentro do formato, facilitando consideravelmente o processo de conseguir um seguro.
Aos interessados, o primeiro passo é pesquisar quais seguradoras atendem a veículos do gênero e quais são as regras envolvidas. Na maioria dos casos, a apólice costuma trazer algumas mudanças consideráveis, então é necessário estar ciente de tudo que o serviço cobre para poder definir se é ou não um bom negócio.
Ainda há uma parcela de seguradoras que também oferecem seguros para veículos com sinistros leves, mas com apólices limitadas. De preferência, tudo isso precisa ser levado em consideração antes de fechar negócio em um leilão.
Vale a pena comprar carro em leilão?
Mesmo com esses obstáculos, comprar um automóvel em leilão continua valendo a pena – especialmente do ponto de vista econômico. Hoje o formato já é bem mais flexível, permitindo que os interessados participem online ou em um leilão ao vivo de carros.
Para garantir um negócio realmente vantajoso e evitar problemas, é sempre recomendado ler o edital com atenção, pois lá constam todas as informações mais importantes sobre cada veículo leiloado. Assim, torna-se possível saber quais deles têm mais chances de conseguir um seguro, de acordo com as regras da seguradora escolhida.