Banco BV lista benefícios ao comprar um veículo seminovo

Final de ano é uma das melhores épocas para se comprar carro por conta das promoções oferecidas pelos lojistas e dos estoques mais cheios

Adquirir um veículo seminovo pode ser a solução para muitos dos desafios que envolvem a compra de um veículo zero-quilômetro, como o preço elevado, rápida depreciação de mercado e custos com documentação e seguro. O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país e líder no financiamento de veículos leves usados há 11 anos consecutivos, explica que pode ser vantajoso optar por um automóvel usado, já que mantém muitas das qualidades de um carro novo com custos menores.

“Por vezes, não faz sentido desembolsar um valor alto para ter um zero-quilômetro, principalmente se o interessado tiver outras prioridades ou simplesmente deseja economizar. Antes disso, é necessário avaliar sua situação financeira, e pesquisar as oportunidades de mercado e as condições de um financiamento veicular. Adquirir um seminovo pode significar uma boa economia, ainda mais se o modelo que você deseja tiver pouco tempo de uso”, esclarece Jamil Ganan, Superintendente de Auto Finance, Solar e Empréstimos do banco BV.

E para quem está interessado em comprar um veículo, o final do ano, de setembro a dezembro, é uma das melhores épocas para se comprar um automóvel. Isso porque é nesta época do ano que as lojas e sites oferecem descontos e boas condições de compra por conta da chegada de novos modelos e de estoques mais cheios. 

Neste sentido, como os valores dos carros caem muito após a primeira compra, existe a chance de conseguir veículos mais completos por um preço mais amigável. Alguns veículos novos básicos chegam a oferecer poucos itens de proteção em relação aos seminovos mais equipados, que podem contar com melhores equipamentos de segurança de ponta e ter mais qualidade.

Por isso, além de avaliar a reputação da marca/modelo e se o veículo possui débitos veiculares, é imprescindível que o comprador pesquise sobre o lojista, procedência do carro, quilometragem, gasto de combustível, custo médio de manutenção, valor do seguro, itens opcionais, e condições do motor, suspensão, freios, pneus, câmbio, vidros, pintura e lataria para ganhar maior capacidade de negociação. Também é sugerido que o interessado leve um mecânico de confiança para avaliar os carros que tem interesse, que solicite o histórico veicular para analisar as manutenções e revisões realizadas, bem como se houve multas e acidentes, e que faça um test drive.

“Ainda destaco que, como alguns compradores têm dificuldades em dar continuidade às parcelas de seus veículos novos, iniciadas há um ou dois anos, o mercado de seminovos recebe diversas opções a preços tentadores com frequência”, completa o executivo.