Marco Stefanini estará no B20 Summit Brasil 2024 para falar sobre jornada de IA

Evento reunirá, em São Paulo, cerca de 1.000 representantes empresariais para oferecer recomendações do setor privado aos líderes do G20

Liderança global em Inteligência Artificial, o fundador e CEO Global do Grupo Stefanini, Marco Stefanini, participará do B20 Summit Brasil 2024, que acontece no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia, o executivo subirá ao palco para integrar o painel AI Journey: navigating challenges and accelerating productivity”(Jornada de IA: enfrentando desafios e acelerando a produtividade), das 16h50 às 17h40, que contará também com Fabio Coelho, CEO do Google no Brasil; Manny Maceda, WorldWide Managing Partner Emeritus, Bain & Co.; e Fariba Wells, Vice-presidente global de Government Affairs and Policy da Kyndryl.

O objetivo desse painel é refletir sobre práticas corporativas e repensar a elaboração de políticas públicas, considerando as oportunidades e os desafios trazidos pela ascensão da IA e pelo crescente volume e velocidade de circulação dos dados. Segundo levantamento da força-tarefa de Transformação Digital do B20, braço empresarial do G20 no Brasil, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o surgimento da IA trouxe novas e complexas preocupações relacionadas à responsabilidade, ética, segurança, proteção e sustentabilidade, apresentando um desafio significativo que exige ação colaborativa por parte de nações e organizações. Só em 2023, mais de US$ 10 bilhões foram investidos em financiamento para soluções de IA generativa.

Com expertise de mais de 13 anos no desenvolvimento e implementação de Inteligência Artificial em vários segmentos, o Grupo Stefanini vem participando ativamente do debate sobre desafios e oportunidades com a Inteligência Artificial. Durante o painel, Marco Stefanini trará insights práticos e aplicáveis no uso de IA. Entre eles, um que busca, junto a uma companhia líder no setor de mineração, preservar o meio ambiente, proteger e recuperar mais de 1,2 milhão de acres na floresta amazônica. Com uma solução que abrange variáveis ambientais sensíveis como qualidade do ar e da água, bem como detecção de incêndios florestais, por meio da análise de dados, tecnologia IoT e algoritmos de aprendizado de máquina, o Grupo Stefanini permitiu à empresa reduzir o impacto ambiental negativo proveniente de eventos adversos, além de fortalecer as práticas de preservação na região.

O CEO abordará ainda como a tecnologia contribui para prever regulamentações automotivas com IA aplicada, o que resultou em milhões de dólares economizados em custos operacionais; o desenvolvimento de novos modelos de Inteligência Artificial para monitorar em tempo real processos de uma indústria de aço, tornando-os mais seguros e eficientes; controles de fraudes financeiras com IA e plataformas de pesquisa online para criar comunidades e realizar estudos com metodologias ágeis e qualitativas. Na área de marketing, a escuta ativa e os insights sociais identificaram a possibilidade de relançar uma fragrância nostálgica de uma grande empresa de cosméticos e perfumaria. A IA foi aplicada em toda a campanha publicitária, resultando em um engajamento significativo da comunidade – 42% acima da meta de desempenho em apenas 10 dias, com uma média de 17 produtos vendidos por minuto durante o ciclo de vendas.

No banco Inter, a IA generativa reduziu em 75,56% o tempo de realização das demandas jurídicas. As tarefas automatizadas possibilitaram uma execução rápida e eficiente do trabalho. Houve uma diminuição de 45% na quantidade de repetições nas comunicações relacionadas ao atendimento dos ofícios, elevando o NPS da instituição.

A Inteligência Artificial também assume um papel importante na inclusão das pessoas. Uma empresa de beleza com atuação global utilizou a Inteligência Artificial do Grupo Stefanini integrada ao Microsoft Teams para reuniões com times do mundo inteiro. Ao realizar a tradução em tempo real em mais de 20 idiomas, a empresa eliminou a barreira linguística e tornou a comunicação mais eficaz. Já na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a IA contribuiu para reduzir o absenteísmo e multiplicar o tempo dos defensores para atender mais pessoas – na área do Direito de Família, 90% são mulheres de baixa renda.

“Não se pode cair no erro de implementar Inteligência Artificial simplesmente para ter. É preciso utilizar não só a IA, mas qualquer tecnologia, para resolver problemas reais do negócio. O que temos observado nos casos de sucesso com nossos clientes é o grande salto na produtividade dos negócios. Ao transformar os processos com a IA embarcada em aplicações, as empresas conseguem medir, e fato, o impacto em suas principais metas, seja em lucro, receita, sustentabilidade e eficiência”, afirma Marco Stefanini, para quem as discussões no Brasil deixarão um grande legado para o próximo B20 na África do Sul.

O CEO defende ainda o uso de IA na educação. “A tecnologia é uma oportunidade única para reduzir o gap existente entre os países emergentes e desenvolvidos, podendo colaborar na capacitação de profissionais para o mercado de trabalho do presente e do futuro”, destaca Stefanini.

Nesse contexto, o B20 propõe recomendações que preparem uma força de trabalho resiliente e produtiva para o futuro do trabalho, que seja diversificada, inclusiva e adaptável com o objetivo de promover a inovação e o crescimento sustentável.

O B20 Brasil 2024
O B20 é o fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20, mobilizando mais de mil representantes do setor privado dos países membros. A edição brasileira reúne sete forças-tarefas e um conselho de ação. Os grupos de trabalho são formados por empresários do Brasil e estrangeiros que estão debatendo, desde o início do ano, propostas de temas urgentes: Comércio e Investimento, Finanças e Infraestrutura, Emprego e Educação, Transição Energética e Clima, Transformação Digital, Integridade e Compliance, Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura, além do Conselho de Ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.

As sugestões foram entregues à liderança do G20, que neste ano é presidida pelo governo brasileiro, em um documento mais amplo – o Communiqué – que reúne 24 recomendações e ações de políticas públicas de diferentes temas. Pela primeira vez, as diretrizes elaboradas pelas oito forças-tarefas do grupo de engajamento do setor privado foram entregues antecipadamente à liderança do G20. A ideia é sensibilizar líderes mundiais antes da cúpula do G20, que será em novembro, no Rio de Janeiro.

Melhores práticas
A força-tarefa de Transformação Digital do B20 é liderada pela CNI, Google, Tupy e Grupo Stefanini, que desenvolveu o site pro bono para que os participantes possam acessar e conhecer as melhores práticas de Inteligência Artificial em diferentes segmentos.  

No site, haverá um termo de adesão e apoio às recomendações do B20 sobre IA. As instituições também poderão propor melhores práticas e comentar sobre os projetos apresentados.

ANOTE NA AGENDA:
B20 Summit 2024
Data: 24 e 25 de outubro
Painel: “AI Journey: navigating challenges and accelerating productivity”(Jornada de IA: enfrentando desafios e acelerando a produtividade), com participação de Marco Stefanini
Data: 24 de outubro, das 16h50 às 17h40
Local: Clube Atlético Monte Líbano – Av. República do Líbano, 2267 – Moema