Um seguro de automóveis, por exemplo, é a garantia de não ficar na estrada por conta de quebra mecânica, perdendo assim a folia
O Carnaval está chegando, e, junto dele, o número de viagens para as principais festas Brasil afora só aumenta. Os foliões caem na estrada para curtir os quatro dias de folia com o desejo de que tudo saia como planejado e que nada dê errado. Contudo, imprevistos acontecem, e, para contornar as situações que podem acabar com a festa, o melhor é se prevenir.
De roubo de celular a um pneu furado, os riscos de perder a festa existem, seja na estrada, seja no bloquinho de rua. Por isso, uma solução viável para minimizar as perdas é fazer um seguro. O seguro é um recurso capaz de prestar socorro automotivo em praticamente qualquer lugar do país ou mesmo reduzir os prejuízos ao ter um objeto furtado, bastando para isso contratar aquele que mais se adequa à necessidade.
Raio-X das estradas brasileiras durante o Carnaval
O folião que optar por viajar de carro, seja para viajar só ou com os amigos, deve redobrar o cuidado nesta época do ano. Afinal, são mais carros, ônibus e motos nas ruas e estradas, e esse fluxo aumentado eleva o risco de acidentes. Além disso, muitas pessoas ainda bebem e dirigem, principalmente durante o Carnaval.
Somente em 2024, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal registrou mais de 1.200 acidentes e 85 mortes nas estradas brasileiras. Mais de 40 mil carros foram flagrados dirigindo acima do limite de velocidade, e cerca de 1.900 pessoas foram autuadas por dirigirem embriagadas, sendo que 10% destes flagrantes resultaram em prisão.
Importância do seguro auto
Por isso, todo cuidado ao volante é pouco. E um bom seguro pode auxiliar com isso. Com um seguro auto, o motorista estará amparado financeiramente contra despesas em caso de algum acidente consigo ou com terceiros. Além disso, poder contar com guincho 24 horas faz com que se dirija com menos preocupações.
Algumas seguradoras oferecem também serviços de revisão e manutenção preventiva dos principais itens do carro, como óleo do motor, pneus, suspensão, sistema de freios e mesmo parte elétrica. Contudo, em caso de quebra, a seguradora pode mandar o reboque ou consertar o problema no local – caso de um pneu furado ou uma bateria arriada. Ademais, disponibiliza um carro reserva ou uma carona até o destino.
Outros tipos de seguro igualmente importantes
Já quem viaja de avião ou de ônibus pode se beneficiar de um seguro viagem, com cobertura para extravio de bagagens, por exemplo. Um seguro residencial também é especialmente interessante. Com mais pessoas centralizadas nos principais focos de festa, muitas residências, mesmo nas grandes cidades, ficam vazias – um prato cheio para invasões e furtos.
Outra boa ideia é fazer um seguro para celular. Embora haja orientações no sentido de não levar o aparelho para a folia, muita gente deseja fazer registros para suas redes sociais, por exemplo. Devido à distração da festa, ladrões se aproveitam da situação para furtar aparelhos. Um seguro celular cobre, além do furto, quedas acidentais e até mesmo danos causados por líquidos, a depender da apólice.
Já para viajar sem preocupação nenhuma o ideal mesmo é fazer um aluguel de carro. Assim, pode-se desfrutar de um veículo novo e revisado, em condições ótimas para viajar. Além do mais, são veículos amplamente cobertos por seguros, o que torna a viagem ainda mais tranquila, garantindo assim um Carnaval muito melhor.