Em meio à expansão do mercado de produtos financeiros massificados, a SSI – Sistemas e Soluções Integradas – consolida-se como uma das principais plataformas de integração do setor, ao oferecer ganhos de eficiência operacional e escalabilidade para grandes players do varejo, fintechs e operadoras de serviços financeiros.

Fundada em 2020, a partir da união de três empresas com histórico no mercado de seguros e assistências, a SSI atende hoje nomes como PicPay e Lojas TopFama e está em fase avançada de negociação com novos parceiros estratégicos. Com uma solução tecnológica modular, a empresa atua como ponte entre canais de distribuição e fornecedores financeiros e oferece desde a integração de sistemas até a gestão completa de back office – incluindo cobrança, renovação e conciliação financeira automatizada.

“A SSI nasceu com o propósito de reduzir barreiras técnicas e acelerar a entrada de novos produtos financeiros no mercado. Estamos comprometidos com a entrega de soluções completas, que combinam tecnologia robusta e suporte especializado”, explica Rubens Nogueira, cofundador da empresa.

Em um setor que cresce impulsionado pela digitalização e pela busca por soluções de menor custo de desenvolvimento, a SSI destaca-se pelo modelo escalável e adaptável, com estrutura pronta para multiplicar o volume de operações no curto prazo e atender também empresas com atuação internacional.

A estratégia da SSI para 2025 inclui ampliar sua presença junto a executivos de finanças e tecnologia, além de reforçar a participação em eventos setoriais e investir em visibilidade institucional. Com o avanço da plataforma e novas parcerias em curso, a empresa projeta crescimento acelerado e sustentável.

 

SSI: a integração e eficiência no mercado de produtos financeiros massificados

Com clientes como PicPay e Lojas TopFama, e negociações avançadas com outros grandes players do mercado, a SSI se posiciona como principal plataforma de integração no Brasil

A SSI, plataforma de sistemas e soluções integradas, nasceu em 2020, em São Paulo, da união entre três empresas já consolidadas no mercado de seguros e assistências: Sonntag, RN e GTI Solution. A fusão reuniu décadas de experiência em distribuição massificada de produtos financeiros e criou uma plataforma que rapidamente se tornou referência no setor.

Sob a liderança dos sócios Rubens Nogueira Filho, Luiz Gil Andrade, Cláudio Afif Domingos Filho, Luiz César Pereira e Renis Scarpetti Junior, a SSI atua como uma ponte entre canais de distribuição (como redes varejistas, operadoras de celular, carteiras digitais, fintechs) e fornecedores de produtos financeiros (como bancos, seguradoras, empresas de assistência e operadoras de planos odontológicos, entre outros). A plataforma elimina a necessidade de desenvolvimento de sistemas próprios, oferece desde a integração inicial até a gestão de operações recorrentes, como cobrança, renovação e conciliação financeira.

Quando criamos a SSI, tínhamos o objetivo de superar o que existia no mercado. Identificamos que as empresas precisavam de uma plataforma totalmente integrada, que eliminasse complexidades e gerasse resultados rápidos. Hoje, vemos com satisfação como nossa solução transforma a operação de diversas empresas, com eficiência e escalabilidade“, afirma Rubens Nogueira, co-fundador da companhia.

A principal característica dos produtos massificados é que são comercializados em larga escala. Esse modelo de distribuição inclui seguros para celulares, eletrodomésticos ou cartões de crédito, assistências residenciais, proteções contra perda e roubo de cartão, ou automotivas, oferecidas por operadoras de telecomunicações, varejistas, bancos digitais efintechs.

Rubens explica que, quando um cliente adquire uma assistência residencial ou uma proteção contra perda e roubo de cartão em um canal parceiro, a plataforma processa imediatamente a adesão, envia os dados para a seguradora e inicia a gestão do contrato. “Mensalmente, o sistema verifica o status dos pagamentos, atualiza a seguradora sobre clientes em dia ou inadimplentes e, assim, garante que a cobertura seja mantida ou suspensa conforme o caso. Todo esse fluxo ocorre sem intervenção manual, com relatórios automáticos que permitem ao parceiro acompanhar suas vendas e comissões”.

A SSI se destaca pela combinação de tecnologia e suporte ativo. Com estrutura flexível e tecnologia modular, a SSI minimiza custos e acelera a implementação de projetos. A plataforma está preparada para multiplicar seu volume de operações em curto prazo e ampliar a carteira de clientes no Brasil e exterior. Entre seus parceiros atuais estão nomes como PicPaye Lojas TopFama, e os principais recursos são:

  • Back Office massificado: gestão de cadastros, cobrança, renovação e conciliação financeira;
  • Gateway de pagamento: controle de recorrências, inadimplência e divisão de recebíveis;
  • Equipe especializada: profissionais com experiência em distribuição de seguros e negociação com seguradoras e empresas de assistência;
  • Processos licitatórios: estruturação de BIDs (Bidding Process) para otimizar tomadas de preço e regras de participação.

Mercado em expansão e estratégia de crescimento

O setor de produtos financeiros massificados vive um momento de crescimento acelerado, impulsionado por avanços tecnológicos e pela busca das empresas por soluções com menor custo de desenvolvimento e rápida implementação.

“Nossa estratégia de crescimento envolve maior visibilidade da marca junto a CFOs, CTOs e gestores de produtos financeiros, além de participação em eventos e investimento na comunicação. Apesar do foco ser o mercado brasileiro, também contamos com estrutura para atender clientes com operações no exterior”, destaca Rubens.

A SSI oferece suporte comercial e técnico contínuo, com acompanhamento em todas as etapas das parcerias. Com uma estrutura ágil e adaptável, a empresa planeja um avanço responsável, alinhado às inovações de um mercado cada vez mais diversificado.