Com o objetivo de aumentar a segurança das informações transmitidas na internet, o Google lançará uma nova atualização em seu browser que permitirá aos usuários identificarem sites que não utilizam o protocolo de criptografia de informações: o HTTPS. Deste modo, todos os sites em que seja possível a transmissão de informações – sejam em formulários, barras de buscas ou dados de compra – e que não utilizam o protocolo HTTPS, terão o aviso “Não Seguro” de maneira visível ao usuário.
Segundo o consultor de marketing digital da WSI, Eduardo Storini, esta é “uma forte maneira do Google incentivar essa mudança por parte das empresas a usarem o protocolo HTTPS”
Ainda segundo Eduardo Storini, o protocolo HTTPS evita que pessoas mal intencionadas possam ter acesso às informações dos usuários, como senhas, por exemplo: “O curioso que receptar as informações que você está transmitindo não será capaz de identificá-las, e dessa forma você aumenta o nível de proteção dos seus dados”.
As mudanças entrarão em vigor a partir de Outubro de 2017, e as empresas e sites precisam se adequar para evitar que isso impacte na forma como os visitantes acessam seus sites.
Uma boa maneira de conduzir a migração do protocolo HTTP para o protocolo HTTPS e evitar problemas com o Google é através de uma auditoria de SEO, que pode ser feita tanto por profissionais da área ou por softwares especializados. Neste link, auditoria SEO, é possível realizar uma auditoria SEO e verificar se seu site está de acordo com as diretrizes do Google.