Porto aumenta em 25% os resultados do app com páginas personalizadas na Google Play

As seguradoras brasileiras estão acelerando a digitalização de seus canais e produtos para acompanhar um consumidor cada vez mais conectado. Um dos exemplos mais recentes é o da Porto, que, em parceria com o RankMyApp, passou a usar a nova funcionalidade de personalização da Google Play, as custom store listings, para aprimorar a experiência de quem busca por produtos financeiros e de crédito digital. O resultado: um aumento de 25% nos resultados orgânicos do aplicativo e um novo modelo de relacionamento com o cliente.

A iniciativa marca um avanço importante na forma como o setor de seguros e bank utilizam tecnologia e dados para compreender a jornada do usuário. Ao criar uma página personalizada na loja de aplicativos voltada especificamente para o público que buscava por “cartão de crédito”, a Porto conseguiu oferecer uma comunicação mais direta, com benefícios e funcionalidades do produto apresentados de maneira clara e contextualizada.

Em apenas um mês, o volume de instalações vindas de busca orgânica cresceu 25%. No recorte competitivo da categoria Seguros & Benefícios (Google Play), o app “Porto: Seguros, Cartão e Bank” se consolida entre os líderes do setor, com 6,5 milhões de downloads (2ª maior base instalada da categoria) e stickiness de 16%, indicador de retenção e recorrência de uso também entre os melhores do segmento.

“O movimento de digitalização no setor de seguros e bank exige ir além da presença online, é preciso compreender o comportamento do usuário e entregar experiências personalizadas. Ao lado da Porto, mostramos como dados e conteúdo podem se unir para criar jornadas que engajam e geram resultados concretos”, afirma Leandro Scalise, CEO do RankMyApp.

Para a Porto, o aprendizado foi além dos números. Segundo a companhia, a ação representou uma mudança de paradigma na comunicação com o usuário:

“Nossa meta era que o consumidor encontrasse exatamente o que buscava, de forma simples e intuitiva. A personalização da página no Google Play trouxe essa proximidade, melhorando a experiência e ampliando o engajamento com o app. Mais do que conversão, foi uma evolução na forma de dialogar digitalmente com o público”, afirma Clayton Miranda, Especialista em SEO na Porto.

O movimento acontece em um setor que já soma mais de 29,3 milhões de downloads na subcategoria de Seguros & Benefícios no Brasil, incluindo produtos financeiros acoplados ao ecossistema das seguradoras, os benchmarks mostram o nível de excelência necessário para disputar protagonismo orgânico: para estar entre os Top 5 apps da categoria, é preciso manter rating médio de 4,5 e stickiness de 14% no conjunto de apps analisados.

Dentro desse cenário, a Porto se destaca não só em base instalada e retenção, mas também em performance competitiva, segundo metodologia proprietária do RankMyApp, o app apresenta um bom score de performance, chegando a 73.

A parceria reflete uma tendência crescente no mercado de seguros: o uso da inteligência mobile e da personalização digital como ferramentas para aumentar o engajamento e reforçar a confiança entre marcas e consumidores. Em um cenário de competição por atenção, iniciativas como essa mostram que a experiência do usuário se tornou o novo diferencial competitivo em apps.

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