Pouca demanda e baixo nível de conhecimento do produto são barreiras a serem quebradas no setor
O número de pequenos e médios empresários cresce de forma exponencial a cada ano. Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse nicho representa 98% das empresas ativas no Brasil. Apesar dessa relevância, a procura pelo seguro PMEs continua em baixa.
Seguradoras que atuam no setor buscam constantemente inovar sua carteira a fim de atrair mais clientes. A AIG, por exemplo, disponibiliza coberturas exclusivas e variedade de produtos para que o consumidor escolha de acordo com sua necessidade.
Segundo o gerente de seguros PME da AIG Brasil, Cristian Anchurra, a intenção de ofertar mais produtos é possibilitar ao corretor de seguros outras alternativas de negócios dentro de uma carteira.
Na hora de contratar o seguro, o pequeno ou o médio empresário adere automaticamente a uma cobertura básica de incêndio, por exemplo. Após isso, o segurado escolhe as demais proteções que a seguradora disponibiliza.
“A partir do momento em que o cliente passa a ser um segurado, ele terá a proteção básica. Após isso, ele vai escolher os tipos de coberturas necessárias ao seu estabelecimento”, pondera Anchurra.
O executivo lembra que essa modalidade ainda não é tão procurada no Brasil pela falta da cultura
dele. Porém, ele acredita que ofertando mais, oferecendo coberturas de acordo com a necessidade do consumidor e apresentando os riscos que o empresário corre, caso não contrate um seguro, o cenário pode melhorar.
No intuito de facilitar os negócios, a AIG inova constantemente sua plataforma digital. O Portal do Corretor, segundo o executivo, é o maior site de variedades de produtos PMEs disponível para emissão de nota do mercado brasileiro. O prazo de devolução a partir do envio da apólice é de um dia.
Contratando o produto da AIG, o segurado leva também o pacote gratuito de assistência 24 horas da companhia. Ele terá o direito de usá-lo três vezes durante um ano.
Redação Revista Seguro Total