Como escolher o melhor seguro viagem internacional, passo a passo destaque

Como escolher o melhor seguro viagem internacional

Sabemi

O melhor seguro viagem internacional não é o mais caro, nem o mais barato, nem o que tem a maior cobertura. O melhor seguro viagem é aquele adaptado às suas necessidades, ao seu orçamento e ao roteiro de sua viagem internacional.

Saber qual o melhor seguro viagem internacional envolve, portanto, uma análise criteriosa das coberturas oferecidas nas apólices. Elas devem estar adequadas às exigências dos países visitados e dentro do valor limite que seu orçamento permite para que não inviabilize sua viagem.

Com isso, para encontrar o melhor seguro para sua viagem, é necessário ler a apólice inteira, com todo aquele juridiquês envolvido. E, como as coberturas oferecidas por empresas diferentes não são padronizadas, se o viajante quiser comparar preços e planos, será necessário ler cada apólice, de cada plano, de cada seguradora. Uma atividade que parecia simples pode se tornar um monstro que engole parte preciosa de seu tempo de planejamento de viagem.

Qual o melhor seguro viagem e quais as coberturas imprescindíveis?

Não existe uma cobertura padrão, mas desde 2014 o Susep determina que os seguros privados devem ter em sua apólice de seguro viagem internacional:

  • Assistência com despesas médicas hospitalares
  • Translado médico
  • Regresso Sanitário (Repatriação)
  • Seguro por morte acidental

Além destes, uma série de coberturas podem ser incluídas pela seguradora em diferentes planos. Dependendo de seu perfil estas podem ser igualmente interessantes de estarem presentes na apólice contratada:

  • Assistência médica para doenças crônicas e preexistentes
  • Assistência médica para prática de esportes
  • Assistência odontológica
  • Seguro por bagagem extraviada

    É obrigatório contratar seguro viagem internacional?

Qual o melhor seguro viagem e quais as coberturas imprescindíveis

Para viagens à Europa, a todos os países que assinaram o Tratado de Schengen, é obrigatório desembarcar com um seguro viagem internacional que garanta uma cobertura de, ao menos, 30 mil euros. Os países que fazem parte deste acordo atualmente são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça.

Veja a lista com os 5 Documentos obrigatórios para viajar para a Europa.

Para viagens aos Estados Unidos, o seguro viagem não é obrigatório por lei, mas os custos de uma emergência médica no país são tão elevados, que poderiam causar uma dívida astronômica e eterna. Isto obriga o viajante a ser cauteloso sempre e garantir sua saúde financeira fazendo o melhor seguro viagem internacional possível, já que para os Estados Unidos é recomendável que se tenha um plano com cobertura mais ampla nos valores de despesas médicas.

Saiba como escolher o melhor seguro viagem para os Estados Unidos.

Para viagens a outros locais, vale colocar na balança se os custos com uma possível emergência valerão a economia na hora da contratação de um seguro viagem. Para países com moedas mais fortes que o real é sempre recomendável optar pela segurança e contratar uma apólice. Mas isto não quer dizer que, nos países com economia mais fraca que a brasileira, fazer seguro é jogar dinheiro fora. Pelo contrário. Mas nestes casos o viajante pode ponderar será prefere viajar protegido ou não.

Qual a diferença entre assistência viagem e seguro viagem?

Assistência viagem e seguro viagem são suas formas diferentes de lidar com casos de acionamento por sinistro. Na assistência viagem você não paga nada nas despesas hospitalares, mas fica limitado a usar a rede conveniada da seguradora. No seguro viagem é o cliente quem paga as despesas pessoalmente e solicita o reembolso ao retornar, o que dá a liberdade de utilizar qualquer clínica ou hospital em seu trajeto.

Mas a maior parte dos contratos hoje é feito de forma híbrida. Para gastos pequenos funcionam como seguro, fornecendo reembolso posterior e para despesas grandes, como internações e cirurgias, funcionam como assistência.

Como acionar o seguro viagem internacional durante a viagem?

O melhor seguro viagem internacional é a aquele que você nunca precisa acionar, né? Mas não sendo o caso, ligue primeiro para os telefones disponíveis em sua apólice para receber as orientações da seguradora.

Caso tenha contratado alguma das listadas pela SegurosPromo, todas aceitam ligação a cobrar do exterior e funcionam com atendimento em português 24 horas por dia, todos os dias. E é permitido utilizar tanto como assistência viagem, na rede de clínicas e hospitais credenciados pela seguradora, quanto como seguro viagem, pedindo o reembolso das despesas pagas.

Fonte: vidacigana.com