O seguro viagem é um item essencial da mala de quem vai viajar para curtas ou longas distâncias, porém, é comum que o viajante tenha algumas dúvidas sobre o serviço e como utilizá-lo. Pensando nisso, a ComparaOnline, marketplace de seguros e produtos financeiros, listou as principais questões dos segurados.
– Qual é a diferença entre seguro viagem, assistência viagem e seguro saúde?
Assistência viagem e seguro viagem passaram a ser a mesma coisa após regulamentação em 2014, oferecem assistência médica 24 horas, proteção em caso de extravio de bagagem, reembolso para cancelamento e atraso, cobertura para perda de documentos e outras coisas. Já o seguro saúde, mais conhecido como plano de saúde, não costuma ter assistência para viagens internacionais e não oferece outras coberturas.
– Preciso contratar o seguro viagem com antecedência ou posso adquirí-lo depois de embarcar?
O seguro pode ser contratado a qualquer momento, a recomendação é de apenas comprá-lo depois de ter as datas da viagem definidas ou até mesmo junto com a passagem aérea para não correr o risco de se esquecer. Nem todas as seguradoras permitem a contratação depois do embarque, outras pedem um período de três a 10 dias de “carência” para que comece a valer, assim evitam fraudes. O indicado é conversar com a seguradora antes da contratação. Será preciso assinar uma Declaração Pessoal de Saúde – DPS.
– Posso estender a apólice durante a viagem?
Sim, também é indicado entrar em contato com a seguradora antes e poderá ser solicitada a DPS. É importante solicitar até 48 horas antes do vencimento da apólice atual, porém, a seguradora fará uma análise de risco e existe a possibilidade de a solicitação não ser aceita.
– Como faço para cancelar o seguro viagem?
O cancelamento poderá ser feito até sete dias depois da compra, desde que seja solicitado 24 horas antes do início da viagem, basta entrar em contato com a seguradora ou empresa que vendeu o produto.
– Como faço para utilizar a assistência durante a viagem?
Caso tenha emergência durante a viagem, o ideal, antes de qualquer coisa, é entrar em contato com a central de atendimento 24h da seguradora. O atendimento é feito em português, facilita a triagem e reduz as possibilidades de gastos, já que podem indicar estabelecimentos da rede credenciada. Em alguns casos, poderão até solicitar um médico para ir ao hotel.
– Tive uma emergência, posso pagar e pedir reembolso?
Se não for possível entrar em contato com a central antes de ir para o hospital, o segurado poderá pagar pelo atendimento e ser reembolsado depois. Lembre-se de guardar os recibos, comprovantes, laudos e documentos exigidos no contrato para a solicitação de reembolso.
– Como entro em contato com minha seguradora?
É legal anotar o contato em algum lugar de fácil acesso, os números sempre estarão escritos na apólice do seguro. Também é possível ligar a cobrar para a seguradora de qualquer lugar do mundo.
“É preciso ter em mente que o seguro viagem vem para facilitar a vida de quem vai colocar o pé na estrada. Apesar de ser obrigatório apenas para a entrada em países da Europa, o produto pode salvar o bolso de quem pretende viajar, já que os serviços de saúde para viajantes costumam ser precários ou muito caros e os planos de saúde podem não oferecer cobertura em determinados locais. Além disso, o seguro viagem também oferece facilidades para cancelamento ou atrasos de voos e extravio de bagagem”, explica Paulo Marchetti, CEO da ComparaOnline no Brasil.
Antes de contratar o seguro viagem é importante comparar os valores, serviços e coberturas oferecidas para não passar perrengue na hora de viajar. Mais informações sobre dúvidas frequentes e opções de seguradoras em http://www.comparaonline.com.br/