REGULA: o braço direito da corretora de seguros – Bate-Papo Seguro

“A Regula nasce do sonho de ter um produto próprio, inovador e eficaz para quem adquirir”. Essas foram as palavras de Daniel Bortoletto, fundador da Regula, empresa especializada em soluções à corretora de seguros. 

O ambiente macroeconômico claramente afeta as negociações dentro de um país. Entretanto, as empresas, principalmente em momentos de crise financeira, têm o papel de se preocupar integralmente na produção.

No mercado de seguros, não é diferente. Por isso, a Regula tem grande papel no mercado de seguros: atender a demanda de clientes sinistrados, facilitando a vida da corretora de seguros que, por consequência, se preocupará mais em produzir e menos com outros problemas naturais do setor de seguro.

Para explicar melhor, Bortoletto é o participante do Bate-Papo Seguro desta semana.

Bate-Papo Seguro: Regula

1) Revista Seguro Total – Como surgiu a ideia de desenvolver um serviço que atenda com eficiência o corretor de seguros?

Daniel Bortoletto – Eu sou um profissional de seguros com 18 anos de experiência. Era um repositor de supermercados e vendedor de planos de saúde para policiais civis em 2000. Logo em 2001, eu já tinha a minha corretora de seguros. Desde então, em busca do diferencial, sempre quis ter o meu produto e isso me norteava como um espécie de objetivo. Em 2010, eu fiquei sabendo que a Funenseg estava abrindo o curso, aqui em São Paulo, de Administração de Empresas com ênfase em seguros. Fiquei superimpressionado com a seriedade do curso de corretor ministrado por esta instituição. Resolvi voltar a estudar. No final do curso, um divisor na minha vida, eu estava administrando quatro corretoras de seguros ao mesmo tempo. 

Li, então, o livro Sonho Grande, que trata da história do Paulo Lemman e seus sócios, abordava muito a questão das metas, objetivos, reduções de custos. Com a mente viva e renovada, somando todos esses conceitos, em vez de ter um departamento de sinistros para cada corretora, eu destaquei a melhor profissional que tinha na época e compartilhei entre todas as corretoras.

Nasce o projeto na FGV

A experiência deu super certo. Em 2015, comecei a escrever sobre a REGULA. Eu, há um bom tempo, não estava feliz atuando como corretor de seguros e resolvi que precisava estudar mais. No ano seguinte, comecei minha pós-graduação na FGV em Administração de Empresas e lá definitivamente nasceu a REGULA. Cada dia o sonho de ter o meu próprio produto estava se materializando e com os conceitos de eficácia, eficiência somados, temos a produtividade e colocados em prática temos a efetividade. Humildemente eu consegui estruturar o que a princípio era um experimento e agora uma realidade. A ideia da Regula nasce do conhecimento e do sonho de ter um produto próprio, inovador e principalmente eficaz para quem adquirir. Está totalmente alinhado com redução de custos e tempo para novos negócios, tempo e metas.

Página principal - site Regula
Página principal – site Regula

2) ST – Além da praticidade em solicitar o serviço, quais são os outros benefícios que a Regula disponibiliza à corretora?

DB – O maior orgulho e benefício que nasce com a Regula é o conceito de custo de oportunidade para corretores de seguro. Toda vez que o corretor precisa parar o seu processo de produção, ele gera custo de oportunidade. Como sabemos, o corretor de seguros é o canal legítimo de distribuição de seguros do mercado. Ele é extremamente avaliado, sujeito a normas de agências reguladoras como a Susep, ANS e outras. Responde solidariamente em eventuais ações oriundas do CDC, que estabelece as relações de consumo no País. Também rege os contratos de seguros por serem na sua maioria contratos de adesão. Atualmente, compete com novos canais legais e ilegais de distribuição de seguros, novas plataformas de vendas.

Daqui a pouco teremos seguros até em farmácias e, com o decorrer do tempo, como a forma de se diferenciar foi perdendo sua essência que é vender, assumindo tantas demandas administrativas que hoje estão literalmente comprometendo a sua produtividade, a sua competitividade perante a esses novos canais, que nasceram justamente para suprir a falta de resultados para as Companhias Seguradoras.

Proposta

A proposta da Regula é justamente equilibrar essa relação, tirar esse fardo do corretor sem descaracterizar esse diferencial.  Atendemos os segurados sinistrados em nome da corretora,  com os mesmos objetivos de fidelização na hora do sinistro. O corretor que terceiriza sua área de sinistros ganha tempo para buscar novos negócios, restaura sua essência e fica tão competitivo quanto um gerente de banco e/ou uma plataforma online. 

Outro benefício imediato é a redução de custos de forma inteligente. A Regula oferece pacotes para todos os tamanhos de corretoras. Basta o corretor verificar a sua demanda mensal de sinistros e escolher um de nossos planos. Uma corretora com 10 sinistros em média por mês pode contratar o REGULA II pagando apenas R$749,99 mensais, menos que um estagiário por mês. Mas nossa ideia é reduzir custos DE FORMA INTELIGENTE, o corretor que tem sua equipe de sinistros pode realocar esses profissionais para produzirem mais. Nós acreditamos que quem cuida de 10 sinistros poderia estar vendendo 10 novos seguros agora com a Regula, refletindo diretamente na sua produtividade e no seu bolso. 

3) ST – Por cuidar da parte da resolução de sinistros, dando mais tempo ao corretor em se preocupar somente em vendas, você acredita que a Regula tem grande importância na produção do setor de seguros?

DB – Muito boa essa questão. A proposta da Regula agrega valor para todos. Para o corretor que agora pode focar em vendas, pode desenvolver a comercialização de novos ramos, investir na área comercial sem precisar se preocupar em investir no backoffice. A REGULA oferece atendimentos em praticamente todos os tipos de sinistros, consequentemente, para as Companhias vai entregar mais produção. Entregará produção que antes não conseguia por restrições financeiras e administrativas.

O maior valor agregado neste novo ciclo ficou para o segurado. A essência do nosso negócio é encantamento de segurados sinistrados. Nós atuamos como verdadeiros “anjos”, com o objetivo de acelerar o processo de restauração deste segurado, fidelizá-lo com um atendimento profissional e ao mesmo tempo humanizado. Diariamente recebemos elogios e mensagens de agradecimento pelo serviço prestado. Tudo em nome da corretora e no final da companhias Seguradora. Ganha a ganha para todos.

4) ST – Como estão os números da empresa? Muitas corretoras já aderiram a esse serviço?

DB – Iniciamos nossas atividades dia 28/10/2017, com apenas um cliente. Em 2018, o ano iniciou de verdade uma semana após o carnaval e, oficialmente, temos março e abril como referências. Hoje, já temos 60 corretoras clientes, 900 atendimentos, 116 em andamento, 4 negados e 87 indenizados. Em julho próximo, pretendo atualizar esses números. 

Nossa meta é de 760 contratos até março de 2020. Nós vamos conseguir com o apoio dos corretores.

5) ST – A tecnologia está inserida em praticamente todas as áreas do mercado brasileiro. De que maneira a Regula aproveita essas ferramentas?

DB – Temos uma plataforma que recebe de várias formas as aberturas de chamados pelos corretores. Com login e senha ele acompanham online todos os seus processos, nós estamos desenvolvendo uma plataforma ERP, Financeira e CRM exclusiva para a Regula. Já temos o nosso aplicativo para o corretor abrir os chamados do seu celular e logo estaremos prontos para integrar nossa plataforma aos principais ERPs do mercado de seguros. 

6) ST – Gostaria de acrescentar algo?

DB – Em 2017, a CNseg em seu relatório anual das ouvidorias das Companhias Seguradoras destacou que houveram 170 mil reclamações, 60% pertinentes a sinistros, no site Reclame Aqui. Hoje temos mais de 30 mil reclamações de sinistros e saiu uma pesquisa de uma empresa Sueca, que avaliou 69 países no quesito atendimento e o Brasil ficou em penúltimo lugar. É nítido que existe um problema de atendimento. A Regula veio para ser uma ferramenta de produtividade para os corretores de seguros e para as seguradoras. Não adianta só vender ou achar que vai resolver o problema do mundo em um app; quem compra seguros são humanos e humanos precisam de atendimento humanizado. 

A regula veio para conquistar o Brasil e o mundo. Se existe seguro, existe sinistro, se existe sinistro, existe Regula

Daniel Bortoletto, fundador da Regula
Daniel Bortoletto, fundador da Regula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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