Seguro automóvel: o que compõe o preço? Como economizar?

O que compõe um seguro automóvel e como economizar

São diversas as variáveis que definem o valor da apólice do seguro automóvel. O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre explica como funciona essa conta e como realizar uma compra econômica

“O preenchimento correto dos dados cadastrais é fundamental para a precificação. Ela é uma junção do perfil do cliente, das estatísticas sobre o carro e da escolha do pacote de coberturas”, explica Glaucio Toyama, diretor de Produto de Automóvel do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.

Ao cotar uma apólice, o cliente deve incluir seus dados que serão calculados com as demais informações solicitadas. Portanto, é necessário apontar, além de idade, sexo e estado civil. Além de verificar se possui filhos, funcionários ou reside com condutores menores de 26 anos que possam utilizar o veículo.

Verificar o perfil do condutor para cotação do seguro automóvel

Toyama explica que o perfil do condutor vai além da idade e é um fator importante. “Avaliamos, de acordo com o nosso banco de dados, os possíveis riscos do cliente. Incluímos as estatísticas que envolvem sua faixa etária, mas também a região de residência e de trabalho e o uso do veículo, se é passeio ou comercial”.

Qual é o impacto do índice de roubo de veículos? Uma dúvida comum dos consumidores é o efeito da violência na cotação de determinados modelos. A definição do preço inclui o valor da tabela FIPE do automóvel (considerando ano e modelo) e a probabilidade de riscos do bem. “A ocorrência de roubos é apenas uma das variáveis da composição do valor do seguro, desse risco, é considerado o custo de eventual reparo em caso de colisão etc.”, complementa o diretor.

Escolha das coberturas: decisão que auxilia na economia – A apólice básica do Grupo conta com cobertura em caso de colisão, incêndio, roubo, responsabilidade civil. Também disponibiliza assistência 24 horas (socorro mecânico, chaveiro, troca de pneus, remoção em caso de acidentes etc.).  

A principal dica para adquirir um contrato com preço justo é optar por itens adequados com o estilo de vida. “Se o cliente possui apenas um veículo, a inclusão do carro reserva pode ser uma opção mais econômica. Isso se for comparado com o aluguel de um modelo”, sugere o especialista.

O guincho também é uma cobertura que pode apoiar motoristas que percorrem longas distâncias. O pacote inicial do Grupo oferece guincho gratuito para até 250 km. Mas, quem tem o hábito de percorrer distâncias superiores, pode solicitar o orçamento do serviço com quilometragem ilimitada e comparar com a diária do serviço de reboque particular.