Porcentagem de casas com seguro residencial cresce no Brasil. Veja os benefícios

Sabemi

Dados da FenSeg mostram o aumento de casas com seguro residencial no país. A Bidu Corretora separou alguns motivos para você contratar esse serviço

Um estudo feito pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) mostrou que 2016 teve um aumento em relação a porcentagem de casas com seguro residencial. São 14,5% de domicílios com seguro residencial em 2016, contra 13,3% no ano anterior. Segundo a FenSeg, esse aumento representa em torno de 800 mil novos seguros contratados de um ano para o outro.

A região sudeste foi a que mais teve participação nesse número, com 61,3% das apólices se concentrando nela. A segunda região com mais apólices é a sul, com 22,8%, seguida pelo nordeste com 7,0%.

Mesmo assim, se comparado com outros países, esse número é baixo. Por exemplo, em países como Estados Unidos, França e Chile esse percentual ultrapassa 80%. Ainda falta muito para o seguro residencial alcançar essa penetração nos lares brasileiros, mas há uma boa oportunidade de crescimento.

Segundo Marcella Ewerton, coordenadora de marketing da Bidu Corretora, uma corretora de seguros online que disponibiliza a cotação e contratação do seguro residencial, esse serviço ainda não é tão conhecido quanto outros tipos de seguro. “Muita gente não sabe como funciona esse seguro, o que pode ser um dos fatores que leva os brasileiros a não contratarem. Além disso, entre quem conhece o seguro residencial há uma percepção de que ele seria um serviço caro. O que não reflete a realidade já que ele custa, em média, apenas 0,4% do valor da residência.”

Para você conhecer mais o seguro residencial, a Bidu Corretora separou alguns motivos para proteger seu lar com esse serviço:

  • Coberturas

O seguro residencial garante diferentes coberturas para a sua casa, de acordo com a sua necessidade. A cobertura básica, presente em todos os seguros comercializados, é a que garante indenização em caso de incêndio, queda de raio e explosão. Mas as seguradoras oferecem outras coberturas para tornar o produto mais completo. As mais procuradas são: cobertura para danos elétricos, proteção de vidros, espelhos e mármore, roubo e furto, vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo e acidentes pessoais.

  • Assistências

As assistências desse seguro são muito úteis para facilitar o dia a dia do segurado. Nela, estão inclusos diversos serviços que podem ser utilizados a qualquer hora do dia. Cada seguradora tem disponível diferentes assistências, por isso, é importante conhecer o que cada uma oferece antes de contratar. As assistências mais procuradas são: serviços hidráulicos, chaveiro, serviços elétricos, desentupimento e substituição de telhas. Existem ainda outras assistências mais elaboradas que proporcionam maior tranquilidade ao segurado.

  • Preço

O preço do seguro residencial, ao contrário do que muitos pensam, é acessível. Geralmente, ele não passa de 0,4% do valor do imóvel e seu preço depende das coberturas escolhidas, do tipo de imóvel e de onde ele está localizado.

Com a melhora no cenário econômico e o aumento do conhecimento sobre o produto, a tendência é que o número de lares brasileiros protegidos com um seguro aumente nos próximos anos. “Há um grande espaço de crescimento para o seguro residencial no Brasil, por ser um produto acessível e que oferece benefícios úteis para o cliente”, completou Marcella.