André Dabus marcou presença no evento e apresentou informações sobre o Seguro Garantia
No último dia 26 de Janeiro, a Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu um evento que reuniu representantes do governo, seguradoras, corretoras e empresários com o objetivo de estimular a troca de conhecimentos em torno de ações que visam estimular investimentos em Infraestrutura. A iniciativa da reunião foi uma realização da CBIC, com a correalização do SENAI Nacional.
O evento, que foi realizado na sede da CBIC, em Brasília, contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Hailton Madureira, e do Diretor do Departamento de Infraestrutura Social e Urbana do Ministério, Manoel Renato Machado Filho. Ambos apresentaram informações sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o Presidente da Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, diversas ações vão reaquecer o setor de infraestrutura no Brasil. “Indispensável dizer que as empresas estão atravessando a pior crise que já viveram na sua história. A COP tem desenvolvido um intenso trabalho junto à Secretaria do Programa de Investimento de Infraestrutura (PPI), que integra os programas de concessões, demonstrando uma preocupação constante do setor com a possibilidade de participação das médias empresas, mas sem esquecer que temos um cemitério de obras paralisadas, semiparalisadas ou a passos de tartaruga no País e que essas iniciativas do governo mexem com o mercado de infraestrutura e vão reaquecer o setor”, destaca.
Na ocasião, também foi realizado um debate com corretores e seguradoras sobre o Seguro Garantia na Infraestrutura, com a participação de André Dabus, Diretor de Infraestrutura, Power & Utility, da Marsh Brasil, e de João Girolano, da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Outro tema de destaque foi a apresentação do Instituto Áquila, que vai gerenciar o novo ciclo de workshops da COP/CBIC na área de Gestão na Construção.
“Com nossa participação no debate, tivemos a oportunidade de apresentar nosso entendimento em relação à importância das garantias, em apoio à financiabilidade de projetos de infraestrutura. O que esteve em discussão foi como os investidores deste tipo de empreendimento podem obter financiamentos para estruturação de projetos alicerçados por programas de seguros e garantias sob medida e que proporcionam a segurança esperada pelos acionistas, investidores e financiadores. Soluções diferenciadas em seguros e garantias proporcionam melhoria do risco e consequentemente, redução de custos”, declara Dabus.