Mundo digital toma conta dos negócios e quem não se atenta perde espaço no mercado
Não restam dúvidas que a tecnologia veio para facilitar e auxiliar as empresas a crescer e atender seu cliente de forma mais ágil e assertiva. Claro, ela tomou conta dos empreendimentos e muitos dos negócios dependem exclusivamente da internet, além dos aparelhos portáteis para manter-se na ativa e realizar seu serviço. Em certos momentos, é obrigação a empresa estar presente nos meios tecnológicos, como por exemplo as redes sociais, aplicativos e sites. Porém, certamente em algum momento uma tecnologia mais de ponta será necessária, para que haja um diferencial.
Hoje, os drones são comuns em muitos meios. Nos Estados Unidos, a rede de pizzarias Dominos, utiliza um para fazer entregas em locais próximos ao estabelecimento. Também, é muito utilizado para fotos e filmagens aéreas, trazendo um novo olhar sobre o imóvel, evento, entre outros. O professor de empreendedorismo e novas tecnologias do ISAE – Escola de Negócios, Daniel Filla, aponta que este é um caminho sem volta e que a inserção destas tecnologias, são mais que um diferencial, e sim primordial para o negócio. “Podemos citar como exemplo o Big Data. Por meio de cruzamentos de dados, os visitantes online de um determinado site, que não realizaram a compra, podem ser abordados de inúmeras outras formas em momentos futuros, ampliando a possibilidade de conversão da venda”, explica Filla.
Outra revolução tecnológica que tem surgido e crescido a passos largos, é a “Internet of Things”, ou “Internet das Coisas”, que tem por objetivo conectar todos os dispositivos móveis e eletrônicos, usados diariamente, na internet. Assim, é possível se conectar ao aparelho e ativá-lo de maneira remota. “Os desenvolvedores e startups mais preparados são os produtores desta nova revolução digital. Uma prova desta tendência são os aparelhos vestíveis, especialmente os smartwatches – um dos principais objetos de desejo dos conectados. BMW, Tesla, e até mesmo o Google estão investindo pesado nos chamados carros autônomos. Com certeza será mais uma onda irreversível”, coloca Filla.
Com a onda tecnológica a todo vapor, é necessário que o empreendedor e profissional esteja atento as mudanças e também a revolução que está a sua volta. É possível que todos tenham oportunidades no mundo digital, incluindo aqueles que não conseguem ver sua profissão dentro deste universo. Até mesmo um sapateiro, que não utiliza ferramentas tecnológicas ou conectadas a internet, pode tirar proveito deste momento. Sua presença na internet pode ser importante para ranqueá-lo e estar visível para as pessoas que estão em sua região e precisam do serviço. “Caso não esteja atento, certamente perderá espaço para concorrentes mais preparados. Porém, caso preste atenção a todas as oportunidades, poderá expandir seu negócio para esferas praticamente inatingíveis antes da era digital. É um momento de muita dinâmica, com oportunidades e ameaças surgindo em uma velocidade espantosa”, completa o especialista.