“CNseg – O canal seguro” estreia quadro que esclarece dúvidas sobre o funcionamento do setor de seguros

No primeiro programa da nova série, personagem Senhor Dúvida interage com apresentador e aprende o conceito de mutualismo

O “CNseg – O canal seguro”, no YouTube, estreou esta semana o boletim “Entenda o Seguro” (goo.gl/VLgLwT). O destaque é a nova série o Senhor Dúvida, cujo personagem é interpretado pelo ator Ronaldo Reis, que no programa conversa com o apresentador Ronaldo Rosas, por meio de um telão, questionando sobre as principais questões que envolvem o setor de seguros.

Inaugurado no dia 15 de março e veiculado no YouTube, o “CNseg – O canal seguro” é a mais nova iniciativa da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) dentro do Programa de Educação em Seguros, que visa ampliar e aprofundar o relacionamento do setor segurador com os consumidores e a sociedade em geral.

No primeiro “Entenda o Seguro”, o Senhor Dúvida e o apresentador Ronaldo Rosas esclarecem o conceito de mutualismo. “O mutualismo é uma das formas que a sociedade criou para se prevenir dos riscos. Assim, grupos de pessoas expostas aos mesmos tipos de riscos se juntam para gerar um bem comum a todos”, diz o apresentador ao personagem.

Rosas também explica que o mutualismo é o principal fundamento dos contratos de seguros: “É o conceito que faz as pessoas se juntarem em grupos de riscos e contribuírem para um fundo comum. E é desse fundo que vai sair o dinheiro para o pagamento das indenizações para qualquer um do grupo.”

O que faz as seguradoras? Qual o papel e a importância delas na sociedade? Todos esses questionamentos pertinentes ao setor segurador é missão do Senhor Dúvida em todos os programas da série. “O papel da seguradora é organizar esses grupos de pessoas com riscos comuns, e é por isso que precisam contratar um seguro”, responde o apresentador.

O Senhor Dúvida jamais ficará sem respostas. Ao final do programa, todas as questões estarão devidamente esclarecidas. “Quando eu contrato e pago um seguro, ele é meu. Mas é o fato de ter outras pessoas também contratando e pagando seguros que permite que eu receba a minha indenização. Quer dizer: no caso de acontecer alguma coisa, né?”. Agora, o Senhor Dúvida está por dentro do mercado de seguros.

“A contratação de um seguro é individual, mas é o princípio do mutualismo que garante a sustentabilidade dos contratos. Sem a adesão de todos os envolvidos ao mutualismo, na prática, contratar um seguro seria inviável”, conclui Ronaldo Rosas. O programa “Entenda o Seguro”, com o Senhor Dúvida, terá seis inserções ao mês.