Mercado ainda não explorado tem bom potencial de crescimento
Pelo elevado índice de acidentes, mexer com seguro para motos era uma pedra no sapato das companhias. No entanto, com o passar dos anos, isso virou mais uma estratégia de venda e atualmente as seguradoras estão cada vez mais expandindo sua carteira nesse segmento.
A tática é atrair pessoas que atualmente estão fora do mercado e atuar no setor que é pouco explorado pelas seguradoras, justamente pelo grau de risco ser maior, comparado a um seguro auto.
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicleta, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), em 2016 foram vendidas 887 mil motocicletas no Brasil, totalizando assim, mais de 20 milhões de motos em circulação no país. Dessa maneira, o seguro para esse veículo tem grande potencial de crescimento, visto que houve queda de vendas de carro, causada, principalmente, pela crise financeira.
O produto faz cobertura para indenizações integrais por acidente ou alagamento, danos parciais, cobertura de roubo e incêndio e outros serviços,por exemplo, assistência e funções exclusivas que a seguradora oferece. Caso o cliente deseje, ele pode contratar outras coberturas adicionais como: responsabilidade civil e reposição de equipamentos de proteção.
Neste mês, mais uma seguradora entrou na onda das motos. A HDI Seguros adotou o produto e entra para disputar com as demais seletas companhias que atuam nesse setor: Suhai Seguradora, Porto Seguro, Mapfre Seguros, Allianz Seguro, Bradesco Seguros e Genial Seguros.
Queda na venda de carros
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, no ano passado houve queda de 20,2% na venda dos veículos de quatro rodas em comparação com 2015. Enquanto isso, a produção de motos subiu 7,5% em janeiro deste ano, de acordo com a Abraciclo.
Redação