bate-papo seguro com a infocar - destaque

Bate-Papo Seguro com a Infocar

Em entrevista exclusiva à Revista Seguro Total, o diretor comercial da Infocar, Daniel Figueiredo explicou a atuação da companha no mercado de seguros

Sabemi

1. Como a Infocar ajuda seus clientes com A PESQUISA de veículos de leilão?

Como empresa especializada em informações cadastrais de veículos, com atuação no mercado há mais de 17 anos, nosso foco é fornecer aos nossos clientes que tomam a decisão sobre o bem (que vão desde as seguradoras, financeiras, bancos, concessionárias, lojistas, etc) todos os subsídios necessários para a análise do bem que estão adquirindo, assegurando, financiamento, etc.. e as informações provenientes do banco de dados de leilões se tornaram essenciais, uma vez que através destes dados é possível obter as informações do veículo, da condição do veículo, quando da sua passagem em algum evento de leilão, tais como data do leilão, leiloeiro responsável, região e principalmente o seu nível de sucateamento.

2. Qual a relação das seguradoras com o serviço oferecido pela Infocar?

Diferentemente do mercado de vistorias e pericias que recebem os dados brutos da pesquisa e efetuam uma análise caso a caso, inclusive com o veículo no seu pátio, as companhias seguradoras não podem analisar cada resposta positiva para leilão em separado caso a caso, portanto, diante desse quadro, a Infocar desenvolveu um “Índice de Sucateamento do veículo” que aponta a situação do veículo no momento do leilão, apontando a condição de inteiro até sucata. Dessa forma as companhias podem otimizar a análise de cada veículo de forma massiva pelo seus sistemas internos e através de seus critérios.

As notas dadas a cada veículo seguem um processo rigoroso de análise interna baseado nas imagens de cada veículo quando da sua oferta ao mercado, sempre utilizando critérios técnicos mais próximos possíveis daqueles já utilizados pelo mercado segurador.

Porém, esse “score” nos leva a relação mais importante, que é justamente poder apontar aos nossos clientes que mesmo um determinado veículo sendo procedente de um leilão está em perfeita condições, como por exemplo, os veículos  com origem nas financeiras, que são aqueles casos recorrentes de busca e apreensão e que geralmente não sofreram danos.

Atuamos fortemente para desmistificar a ideia de que o veículo de leilão é um produto a ser desconsiderado. Entendemos que o importante é ter a informação completa sobre o seu nível de sucateamento para que possa ser aceito no mercado segurador e financeiro com a garantia de qualidade.

Dessa forma protegemos o nosso cliente e não reduzimos a sua atuação no mercado, o que em época de crise como a atual é prejudicial perder vendas e aos resultados de análise.

Nesse sentido já temos parcerias com diversos leiloeiros no sentido de nos informarem a cada leilão os seus veículos ofertados e questões técnicas, tais como laudos e fotos dos veículos, prezando pela transparência da informação.

3. Como funciona a vistoria para esse tipo de veículo?

Nas redes de vistorias e periciais a informação tem amplo uso, uma vez que através dos seus dados os peritos direcionam a atenção para partes especificas do veículo, em busca de danos ocultos, e da mesma forma, em sentido contrário podem atestar que o veículo apesar de ter passagem por leilão é um veículo em sua plena condição de conservação.

4. O gerenciamento de riscos nesse caso é mais solicitado?

O segmento de gerenciamento de riscos utiliza essa ferramenta em buscas de fraudes diversas, mas não é a única que nossa empresa oferece. Somos pioneiros em ferramentas para inibir as fraudes no mercado automobilístico, seja qual for o segmento, e podemos apontar entre outras o decodificador de chassi como uma barreira de inteligência formidável, pois além de inibir a fraude aperfeiçoa os processos de digitação, automatizando o preenchimento dos dados dos veículos, evitando erros normais de digitação.

Redação Revista Seguro Total