CNseg reúne representantes de seguradoras e Procons para debater as relações de consumo

Sétima edição dos Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros aconteceu em Cuiabá, nos dias 25 e 26 de junho. 

Contribuir para a harmonização das relações de consumo por meio da construção de consensos entre o setor segurador e os órgãos de defesa do consumidor é a razão da realização dos Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros, organizado pelas Comissões de Ouvidoria e de Relações de Consumo da CNseg, em parceria com a Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil.

Em sua sétima edição, o evento aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, na cidade de Cuiabá, reunindo mais de 100 participantes, com quase 50 representantes de 22 Procons dos 3 Estados do Centro-Oeste e o Distrito Federal, além de executivos de 28 seguradoras e representantes das redes varejistas.

Nesta edição, que retorna ao Mato Grosso, marcou o início do segundo ciclo após seis encontros em todas as regiões do Brasil desde 2014.

Os representantes dos Procons apontaram as principais reclamações relacionadas aos seguros como o de Automóveis, de Acidentes Pessoais, de Vida, Prestamista, entre outros, que servirão de subsídio para que a CNseg e Federações associadas, relacionadas com os temas, elaborem um documento com recomendações de melhoria a ser encaminhado para as seguradoras.

A diretora de Relações de Consumo e Comunicação da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, reforçou o reconhecimento conferido pelo setor à aproximação com as entidades do consumidor para ajudá-los – enquanto representantes qualificados dos consumidores – a navegar pela complexidade do seguro, tornando mais compreensíveis os fundamentos técnicos e a linguagem que orienta a formulação dos contratos.

Ela também reiterou o compromisso da CNseg de tratar, nas comissões de relações de consumo e de ouvidoria, as questões mais críticas pontuadas pelos Procons, a fim de que os Colóquios apresentem entregas efetivas nesse novo ciclo que se inicia.

O vice-presidente da FenaPrevi, Francisco Alves de Souza, apresentou os fundamentos da Assistência Financeira, destacando especialmente a diferença para o crédito consignado.

Ana Flávia Ribeiro Ferraz, Presidente da Comissão de Produto por Sobrevivência da FenaPrevi, abordou o Seguro de Acidentes Pessoais, ressaltando a importância da compreensão pelo consumidor da definição de invalidez permanente, no momento de decisão pela compra do produto.

Karina Massimoto, membro da mesma Comissão na FenaPrevi, tratou do Seguro de Vida e de sua importância para recompor rendas na ausência do principal provedor familiar.

O presidente da Comissão Jurídica da CNseg, Washington Silva, apresentou o Seguro Prestamista, que protege o contratante de crédito em caso de morte, invalidez, desemprego involuntário ou perda de renda do segurado.

Os seguros Habitacional, Residencial e de Condomínio, foram apresentados pelo presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg, Jarbas Medeiros Bacianio, a pedido dos Procons, que queriam entender as diferenças entre os ramos.

Os aspectos fundamentais no Seguro de Garantia Estendida foram apresentados por Washington Silva e Luiz Alexandre Liporoni Martins, diretor do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que reiterou o compromisso do varejo no combate à venda casada e a outras demandas relacionadas aos seguros vendidos nesse canal.

No painel sobre o Seguro de Automóveis, o consultor da FenSeg Neival Freitas detalhou as coberturas do produto e abordou os principais pontos de dúvida e reclamações dos consumidores.

O presidente da Comissão de Ouvidoria da CNseg, Silas Rivelle, disse que o total apoio dado pelos presidentes e conselhos diretores das seguradoras aos ouvidores é o que os possibilita trabalhar com total ética e dedicação em prol do consumidor, “que é para quem trabalhamos”, concluiu.

Silas também informou que já se encontra no Portal da CNseg a versão atualizada do Guia de Acesso dos Consumidores às Empresas de Seguro, com todas as informações necessárias para acessar com facilidade os diversos canais de relacionamento das seguradoras.

A superintendente do Procon Mato Grosso, Gisela Simona, afirmou reconhecer a importância dos Colóquios para, entre outras finalidades, “estabelecer um laço de confiança” entre as partes, que contribui para a evolução do relacionamento e elimina qualquer presunção de má fé.

O idealizador dos Colóquios, o professor Ricardo Morishita, consultor da CNseg, destacou que o propósito do evento, em última instância, não é atender aos Procons ou às seguradoras, mas aos consumidores, destacando que, sem a confiança da CNseg no diálogo e na construção de pontes, “nós não estaríamos aqui hoje”.

A Superintendente Jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal, fez um alerta sobre as associações que oferecem o serviço de proteção veicular, que não contam com a regulação e fiscalização dos órgãos reguladores, nem possuem todas as garantias financeiras das seguradoras, necessárias para honrar seus compromissos. “O consumidor pensa que está contratando um seguro, mas está entrando em um sistema de rateio”, afirmou.

Informações sobre o segundo dia (26/06) estão disponíveis em:

http://cnseg.org.br/noticias/procons-da-regiao-centro-oeste-apresentam-as-principais-demandas-dos-consumidores-de-seguros-nos-orgaos.html