Previdência ou imprevidência?

O assunto do dia é a aprovação da reforma previdenciária que foi acertada na CCJ do congresso devendo seguir para autorização da câmara e senado. Dando tranquilidade ao governo para seguir com outras reformas necessárias ao país.

Todos nós devemos nos preocupar com o futuro, seja da nossa aposentadoria, da nossa família e/ou de nossa empresa.

Muitos vivem como se a insegurança do futuro não existisse, não se preocupam em fazer uma poupança, contratar um seguro de vida ou saúde, e etc. Se olharmos a nossa volta certamente encontraremos vários exemplos destes.

Para complicar mais a situação vemos várias empresas que agem desta mesma maneira, são administradas considerando que os imprevistos não existem ou ainda não consideram os riscos.

Vejamos o exemplo das cidades de Mariana e Brumadinho onde empresas de grande porte não consideraram os riscos de suas barragens, causando perdas financeiras e de vidas humanas imensas.

Nós, brasileiros, somos considerados otimistas por natureza, e talvez displicentes demais.

  • Quando temos saúde deixamos de contratar o seguro saúde (não estou precisando!) mas quando precisamos dele, já não somos aceitos nos planos ou o custo fica impraticável.
  • Quando jovens achamos que fazer previdência é coisa de velho ou deixamos de fazer o seguro de vida com a certeza de que não vamos morrer logo ou que não existe a possibilidade de sofrermos qualquer acidente.
  • Iniciamos um empreendimento, investimos todo o nosso capital, nosso conhecimento, nosso tempo, porém, muitas vezes não consideramos a possibilidade dos imprevistos.

Estas atitudes tem o nome de “imprevidência”!

Leia também

Economia brasileira tem dificuldades, mas setor de seguros continua estável

Clube Internacional de Seguros de Transportes realizará workshop em Fortaleza

Nova campanha de Seguro DPVAT traz histórias de superação de vítimas de acidentes de trânsito

Fica fácil criticar a grande empresa que construiu o setor administrativo e o refeitório logo abaixo da barragem que se mostrou insegura e causou grande prejuízo e várias mortes.

Mas devemos nos lembrar das nossas atitudes de previdência aos nossos riscos, quando pensamos em família precisamos ter ciência que estamos sujeitos a acidentes, e aos problemas eventuais de saúde.

Quando empreendemos devemos nos preocupar em proteger os nossos bens, nossos investimentos e aos terceiros que podem ser prejudicados por atividades do nosso negócio.

Cabe ao corretor de seguro analisar juntamente com o seu cliente, seja pessoa física ou pessoa jurídica, seus riscos e suas reais necessidades de proteção.

Se pudermos dar algum conselho, o melhor sem dúvida será:

“Procure o corretor de seguros” não espere o pior acontecer para se lamentar. 

Artigo escrito por Salvador Franco, presidente da Visafran