Disciplina, foco e disposição pautam trajetória de Ronaldo Dalcin

Superintendente Comercial da Tokio Marine no Nordeste é o novo presidente do Sindseg N/NE

Destaque entre os executivos do mercado brasileiro de seguros, o Superintendente Comercial da Tokio Marine na Região Nordeste, Ronaldo Dalcin, assume como novo presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindseg N/NE). “O ecossistema de seguros tem observado grandes mudanças e novas gerações estão adentrando nosso mercado, com variados perfis de consumo”, analisa. “Precisamos acompanhar essa evolução exponencial e personalizar cada vez mais nossa abordagem. Temos a tecnologia como grande aliada e ela deve ser encarada como fator inclusivo de alavancagem de novos negócios – sempre considerando o Corretor de Seguros como principal protagonista da distribuição”, completa Dalcin.

Ronaldo Dalcin ocupa o posto no Sindseg N/NE até 2022 e sempre considerou o capital humano como principal ativo no relacionamento entre companhias seguradoras e os profissionais da corretagem. “Nessa linha conseguimos atingir patamares relevantes”, enfatiza. “Temos um longo caminho a percorrer. Nossa intenção é ampliar a participação da indústria de seguros no PIB e difundir amplamente a cultura de seguro junto a todos os segmentos da sociedade. Precisamos demonstrar a relevância do nosso segmento e protagonizar a evolução”, destaca o executivo.

Veja também: Sindicatos das Seguradoras contam com novos dirigentes pelo Brasil

O Superintendente da Tokio Marine considera como diferenciais em sua trajetória no segmento de seguros “a disciplina, foco e disposição para assumir novos desafios e compromissos para dar sempre melhor e tudo”. “Procurei estabelecer laços de amizade e atuar de forma muito próxima a todos que constroem o mercado segurador. Entendo que nosso trabalho tem um significado muito especial, pois tratamos das conquistas e dos sonhos das pessoas – o que aumenta nossa responsabilidade”, exemplifica.

Aos 15 anos, Dalcin ingressou no Banco Real e galgou posições até receber um convite do amigo Rogério Schmalfuss para um teste na antiga Real Seguros – que precedeu a Tokio Marine Seguradora. “A partir dali decidi encarar novos rumos em minha carreira”, relembra.

Com atuação em diversas regiões do Brasil, o profissional acredita que cada localidade do País possui suas particularidades. “Me considero um privilegiado em ter tido a oportunidade de conhecer diversas localidades e muitas pessoas nessa minha caminhada. Isso me possibilitou adquirir muita experiência. Trabalhei com várias equipes, líderes e pares – os quais me ensinaram (e ainda me ensinam) muito. Em cada mudança de região eu e minha família sempre tomamos como premissa o respeito e que temos de estar com coração e mente abertos. Você precisa estar inserido verdadeiramente no contexto para poder ter sucesso em tudo que executa ou participa”, acrescenta. “Ser um protagonista de suas ações e ainda ser reconhecido por isso é fácil? Óbvio que não”, finaliza.