Política do governo com benefícios para estudantes internacionais vigora desde 2005
As universidades da Nova Zelândia estão sendo cada vez mais procuradas por estudantes e profissionais de todo o mundo que apostam na carreira científica: 48% dos pesquisadores de doutorado do país são estrangeiros – é o terceiro maior índice entre as nações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Graças a uma política do governo neozelandês para atrair mão de obra altamente capacitada, pesquisadores em nível de doutorado podem trabalhar em período integral durante o período da pesquisa e após a conclusão recebem permissão de trabalho por mais 3 anos. Doutorandos também podem levar cônjuges e filhos para a NZ. Os parceiros podem requisitar permissão de trabalho em tempo integral e os filhos podem estudar gratuitamente nas escolas públicas.
Confira algumas oportunidades de bolsas de estudo em programas de doutorado de universidades da Nova Zelândia que estão com inscrições abertas.
University of Auckland
A maior universidade do país oferece um processo facilitado para as bolsas de doutorado. Não é necessário fazer uma inscrição específica para pleitear o benefício, basta informar, no próprio processo de admissão, que gostaria de tentar uma bolsa. O processo de seleção vai levar em conta desempenho acadêmico e fluência de inglês, além da proposta de pesquisa. Os valores das bolsas estão em torno de 27 mil dólares neozelandeses por ano durante o período da pesquisa, que dura entre três e quatro anos. Para mais informações, clique aqui.
University of Otago
Localizada no sul da Nova Zelândia, com paisagens exuberantes e diversas opções de lazer, a região de Otago é procurada por estudantes e pesquisadores de todo o mundo. A University of Otago oferece bolsas de até 27 mil dólares neozelandeses anuais, por três anos, para doutorandos de todas as áreas que ainda não tenham realizado um doutorado. São 200 candidatos selecionados por ano, e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento no site.
Auckland University of Technology
Candidatos a programas de doutorado em qualquer área do conhecimento podem pleitear bolsas de 25 mil dólares neozelandeses por ano, além da gratuidade do curso, na Auckland University of Technology, classificada entre as melhores universidades do mundo em rankings internacionais. Para concorrer ao benefício, é necessário comprovar proficiência na língua inglesa, mérito acadêmico, inscrever um projeto de pesquisa e entrar em contato com professores da instituição que possam orientar o trabalho. Em 2020 há dois prazos para as inscrições: 15 de março e 15 de julho. Para fazer a inscrição, clique aqui.
Nova Zelândia é destino de excelência para pesquisadores
A educação da Nova Zelândia é destaque no ranking da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que define os melhores países para a atração de talento internacional – estudantes de graduação e pesquisadores de mestrado e doutorado. O país da Oceania ocupa as primeiras posições na lista de 35 nações divulgada pela OCDE; o conteúdo completo pode ser conferido neste site.
A competição global por trabalhadores altamente qualificados é o mote do estudo OECD Indicators of Talent Attractiveness, que leva em consideração como os países atraem mão de obra especializada (estudantes universitários e pesquisadores). A pesquisa da OCDE verificou que são fundamentais para a escolha por um país aspectos como qualidade de vida, boas oportunidades de estudo e trabalho, perspectivas positivas para o futuro, inclusão social, facilidade no processo de visto (inclusive para familiares), entre outros.
Destaque em educação para o futuro
A Nova Zelândia é uma das nações que melhor educa para o futuro – o país ocupa a terceira posição (é primeiro entre os países de língua inglesa) do ranking mundial realizado e divulgado pela The Economist Intelligence Unit. Todas as universidades neozelandesas estão classificadas entre as melhores do mundo, de acordo com o conceituado índice internacional QS World University Rankings.