Projetos de concessões em infraestrutura provocam aumento na demanda de seguros em 2020

Projetos de concessões podem gerar 40 ativos de infraestrutura, segundo a Deal Seguros

O novo momento econômico do país que parece estar iniciando com a chegada de 2020 mostra um lado mais ativo do governo e, também, investidores mais confiantes e dispostos a assumir novos investimentos, fatores importantes e esperados para o aquecimento da economia. Prova disso, de acordo com a Deal Seguros, são os projetos de concessões previstos para este ano, que considerando portos, aeroportos, rodovias e ferrovias espera-se que gerem cerca de 40 ativos de infraestrutura que o governo pretende leiloar, o que deve somar mais de R$ 100 bilhões em investimentos durante o período de duração dos contratos.

Para o mercado de seguros relacionados à infraestrutura esta é a ocasião de alavancar a venda dos produtos para o setor. “Com tantos investimentos previstos, o poder concedente e o concessionário buscam alternativas para mitigação de riscos e cumprimento das obrigações contratuais”, analisa Ricardo Géo, sócio-fundador da Deal Seguros. Portanto, a contratação de seguros específicos já está prevista até mesmo dentro dos editais, sendo que os seguros mais buscados serão as seguintes modalidades: garantia, responsabilidade civil, riscos nomeados e operacionais.

No caso do seguro garantia, o executivo aponta que os fatos ocorridos nos últimos anos, associados à recessão econômica, deram oportunidades para novos players e empresas que anteriormente não conseguiam participar desses leilões, mas por outro lado a maior parte das empresas atuantes no segmento amargaram resultados negativos no passado recente, o que as deixou em uma situação financeira relativamente frágil. Diante disso, a contratação do seguro garantia de execução contratual, exigida nos editais, ficou muito mais restrita, uma vez que a aprovação do limite e taxa são baseados fortemente nos números do contratante.

Percebendo esse cenário, a Deal Seguros especializou-se em atender esse segmento que ficou “esquecido” pelo mercado e desenvolveu formas de criar subsídio e conforto às seguradoras, aliando seu know-how, volume de negócios e parcerias sólidas para viabilizar as aprovações e permitir que as contratações fossem realizadas.

Atualmente, além dos seguros garantia, a corretora possui forte presença também nos seguros de responsabilidade civil, riscos nomeados e operacionais e projeta crescer o volume de vendas em 2020 nestes segmentos.