Ferramenta é cada vez mais utilizada por quem quer se destacar diante da concorrência
Se você faz parte ou comanda um time de vendas, é muito comum estar envolvido em uma rotina cheia de pressão e cobrança.
E quando chega o fim do mês então, as ações vão se tornando ainda mais desesperadoras e improvisadas.
Claro, para se ter uma boa eficácia nas estratégias de venda, é necessário utilizar estratégias personalizadas e focar nas necessidades do público. Por essa razão, ter um bom planejamento e organização é essencial.
E por essa razão, o CRM chegou para otimizar e facilitar todos os problemas que os vendedores e a equipe de relacionamento possuem em seu cotidiano!
Ele também é uma ferramenta cada vez mais utilizada entre as empresas que querem se destacar diante da concorrência e alcançar mais clientes.
Pensando em tudo isso, vamos te explicar nesse post mais sobre esse software e quais as maneiras que você pode utilizar para ter sucesso em suas vendas! Vamos lá?
O que é o CRM?
De forma básica, o CRM (Customer Relationship Management) ou traduzido como gestão de relacionamento com o cliente é uma ferramenta que automatiza todos os processos relacionados a jornada de venda e o relacionamento de pré e pós-venda dos clientes.
Ou seja, ele é uma ferramenta que simplifica e otimiza todos os processos de venda! Além disso, o software tem diversas funcionalidades, como:
- Registrar os dados importantes dos leads (potenciais clientes) e consumidores;
- Gerenciar e tornar acessível todas as informações contidas no sistema;
- Ser responsivo, ou seja, poder ser acessado por meio de qualquer dispositivo a qualquer momento;
- Simplificar as tarefas repetitivas, como de armazenamento de dados, por exemplo, para você poder desempenhar as tarefas com mais eficiência;
- Fornece sugestões, insights e recomendação de parceiros e dicas relevantes;
- Tem alta capacidade de registro, podendo ser utilizado por empresas de pequeno a grande porte,
Além dessas funções, o CRM pode ser utilizado de acordo com a necessidade da empresa, independente do seu ramo ou função!
Se você atua com equipamento de proteção individual, resina epóxi ou colher de dentina, por exemplo, você pode verificar quais as falhas no relacionamento e comunicação com seus leads ou clientes, e utilizar a ferramenta ao seu favor!
Como usar o CRM?
A primeira opção – é a mais utilizada entre as empresas – para se utilizar nos processos de venda e comunicação é por meio do registro dos clientes.
Todos os dados relevantes podem ser armazenados, como o nome, faixa etária, comportamentos, estilo de vida, e-mail, telefone, dentre outros.
Além do registro dos dados, também é possível armazenar todos os processos realizados no funil de venda, como a chegada do cliente até a empresa, processo de pré-venda, disparo de campanhas de marketing e pós venda, por exemplo.
Além dos clientes, você pode registrar dados de outras empresas e como está o comportamento dos negócios do seu setor.
Por fim, também é possível compartilhar todas as informações para os membros do time, com o intuito de otimizar e monitorar todos os resultados.
Crie novas estratégias e saiba quais as campanhas de marketing e vendas obtiveram mais resultados, quais podem melhorar e até mesmo quais podem ser dispensadas.
Tudo isso depende da necessidade da empresa e como ela pode se desenvolver da melhor forma no mercado.
Dessa forma, sua empresa otimiza tempo, mão-de-obra, estratégias, entre outros processos de venda e de relacionamento!
E você, o que acha de utilizar o CRM para disparar suas metas e garantir resultados positivos? O que achou do post? Conta pra gente, nós queremos saber sobre sua opinião!
*Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.