Estratégias importantes para aplicar no varejo

Estratégias importantes para aplicar no varejo

Confira algumas dicas de como chamar a atenção dos clientes para seu negócio

Cada vez mais as promoções do segmento do varejo estão sendo esperadas pelas pessoas. Afinal de contas, os períodos sazonais, como o Natal, Black Friday e dia das mães são momentos onde muitos produtos e serviços de ramos variados estão em oferta ou em queima de estoque.

No caso da Black Friday, as estratégias de vendas se tornaram tão populares, que é comum vermos pessoas que aguardam por meses e até o ano inteiro para fazer várias comprar importantes por um preço bem mais baixo do que o original.

No entanto, para as empresas, a Black Friday é mais do que apenas uma data importante. Elas precisam ficar atentas aos descontos oferecidos para chamar a atração do público, de maneira que a empresa consiga se destacar da concorrência por meio dos seus produtos e serviços.

E por essa razão, nós queremos te mostrar nesse post como é possível chamar a atenção dos clientes para seu negócio!

Se você possui interesse em disparar suas vendas em períodos estratégicos do varejo, esse artigo é para você. Por isso continue acompanhando!

Garanta seu estoque antes das principais promoções

Para começarmos esse post, é importante explicarmos um erro muito comum entre diversas empresas: achar que o estoque é o suficiente, mas no fim, acabar perdendo cliente e não garantindo seu lucro.

Por essa razão, verifique qual a quantidade ideal de estoque. O ideal é você procurar o equilíbrio entre o desconto dado nos produtos ou serviços, e a quantidade de produtos.

Se o desconto for alto demais, a empresa pode ter prejuízos. Se for muito baixo, não haverá demanda.

Além disso, outra questão que também acontece muito, é o caimento do servidor em lojas virtuais. Muita das vezes, a grande quantidade de pessoas acessando o site online pode gerar queda no serviços e, consequentemente, impedir as vendas da empresa!

Tenha diferentes formas de pagamento

Outra estratégia que precisa ser analisada antes das promoções é em relação às formas de pagamento.

Caso você tenha uma empresa de equipamento de proteção individual que apenas permite pagamento em cartão de crédito, por exemplo.

Para a data especial, uma dica é apostar nos boletos bancários e na aceitação de dois ou mais cartões.

Tudo aquilo que for facilitar a compra do cliente na sua loja também vai facilitar as suas vendas, e consequentemente os seus resultados!

Seja honesto

Um dos pontos mais importantes em relação às vendas mais agressivas é ser honesto com os preços. Pense que é errado tratar seus clientes como da forma errada, pois os mesmos podem realizar diversas pesquisas aprofundadas para que consigam fazer boas compras.

Analise as condições da sua loja, veja o quanto é possível proporcionar de desconto e não deixe de conversar com os clientes, os melhores resultados sempre aparecem de boas conversas.

Dessa forma, mais clientes vão se aproximar do seu negócio e possivelmente, vão voltar a comprar em outras datas também.

O que mais se encontra nas datas comemorativas?

Diversas pessoas pensam que somente eletrodomésticos, calçados, roupas, livraria, perfumaria, são os segmentos que entram na onda de grandes descontos em períodos sazonais de grandes promoções do varejo.

No entanto, é possível também achar até mesmo produtos industriais com descontos muito bons.

Essa é a hora para que empresas também consigam comprar equipamentos para suas indústrias, o famoso marketing B2B.

Se sua empresa trabalha com a fabricação de resina epóxi ou colher de dentina, nada impede que você também aplique boas promoções com a redução do custo de produção, ou até mesmo por meio da queima de estoque para ser mais reconhecido.

Depois de conhecer as melhores estratégias para conseguir vender de uma forma muito bacana na época mais aguardada para as compras, comece a colocar em prática todas as estratégias planejadas e prepare-se para alavancar suas vendas!

*Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.