Unimed Fesp amplia providências adicionais com a evolução do novo coronavírus

Operadora de saúde reforça call center e lança teleassistência com padronização de protocolo clínico e inteligência artificial para amparar seus clientes e todo o ecossistema envolvido no processo de atendimento


A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp) está adotando providências adicionais diante da evolução do coronavírus no país. Além da assistência já realizada em caso de problemas de saúde que exijam atendimento imediato, a Unimed Fesp ampliou os serviços oferecidos neste momento para auxiliar seus clientes e esclarecer dúvidas.

Um Comitê de Gestão foi criado na operadora para uniformizar as orientações ao atendimento assistencial e operacional no estado de São Paulo. “Somos uma cooperativa médica e possuímos em nossos quadros os melhores profissionais para esses e outros momentos que afetam a saúde pública”, afirma Dr. Omar Abujamra Júnior, Diretor Presidente da entidade. “O objetivo é atender de forma institucional nossas cooperativas Unimed, clientes e a comunidade neste momento de especial atenção.”

A primeira ação do comitê foi criar o Programa de Assistência ao Cliente, que possui duas frentes: comunicação e atendimento. Neste segundo aspecto, a Unimed Fesp, com base no projeto-piloto conduzido pela Unimed Ribeirão Preto, fez uma parceria com a Docway, empresa que participa do programa Conexão VitALL, programa de inovação da Unimed Fesp. Trata-se de uma plataforma que conecta prestador de saúde e paciente, de forma eficiente e autônoma. Neste serviço de teleorientação há indicadores de que cerca de 90% dos atendimentos feitos pela empresa evitam a necessidade de assistência em pronto-socorro, o que evita o possível contágio pelo coronavírus.

Além disso, o programa conta com a parceria da empresa Mindify, especializada na automação de protocolos clínicos, tanto de triagem quanto de atenção hospitalar. A partir de questionários web, é possível apresentar aos pacientes orientações assertivas sobre o que deve ou não deve ser feito.

A frente de comunicação conta com o call center, cuja equipe foi treinada por profissionais para prestar as recomendações e esclarecer dúvidas de nossos clientes; e os canais de comunicação da operadora, que periodicamente, estão atualizando os dados relativos aos procedimentos necessários neste momento. “Somos médicos e sabemos que informação responsável é fundamental nesses casos”, informa Abujamra.