Inteligência artificial no ambiente corporativo

Objetivo é simular o comportamento humano, desempenhando habilidades básicas para proporcionar comodidade

Você já imaginou o mundo daqui 100 anos? Robôs emocionais, carros voadores, sistema ciber-físico e internet das coisas. São inúmeras possibilidades, não é mesmo? 

Agora volta um pouquinho para o século passado, será que os cientistas imaginavam a tecnologia como ela é hoje? Possivelmente alguns faziam ideia, mas outros certamente teriam se surpreendido. 

Quem conseguiria imaginar que a tecnologia fosse se fazer presente em todos os âmbitos da nossa vida? Claro, com as revoluções tecnológicas acontecendo na época, era possível identificar como ela modificaria a indústria, já que as máquinas a vapor e a otimização do processo de produção surgiram com força naquele momento. 

Que tal relembrarmos as tradicionais aulas de história do ensino médio, e falarmos um pouco mais sobre as revoluções industriais? Você vai perceber ao longo deste post, como elas contribuíram para o avanço tecnológico. Vamos lá?

Revoluções industriais 

Ainda na antiguidade, o homem já buscava desenvolver algumas técnicas para otimizar o processo das atividades agrícolas e trazer maiores soluções industriais. Com o desenvolvimento dessas tecnologias, as intervenções na sociedade passaram a ser cada vez maiores.

Isso desencadeou a Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século 18. Nesse momento, surgiu a máquina a vapor e sua aplicação na produção têxtil, ou seja, na fabricação de tecidos e fios.

Já em meados do século 19, a Revolução Industrial alcança o seu segundo momento. A produção volta-se aos automóveis, aviões, telefones e rádios. Essa situação de avanço tecnológico, atingiu um ritmo acelerado e se intensificou no século 20. Vamos te contar o porque: 

A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica, caracterizou-se pela inserção da tecnologia no campo científico, desenvolvendo áreas da genética, robótica, informática, telecomunicação, dentre outras. 

Resumidamente, ela criou uma ponte entre o estudo científico com o sistema produtivo. Assim, modificou a produção e passou-se a produzir mais em menos tempo. 

Desse modo, a mão-de-obra torna-se mais precisa e assume a liderança nas etapas de produção, comercialização e gestão de empresas.

Agora, nesse século, vivemos a Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0. O termo engloba tecnologias de automação para troca de dados, informações e conceitos ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem. 

Além disso, com a visão de fábricas inteligentes, vem a inteligência artificial com o foco no  treinamento de máquinas para desempenhar tarefas básicas que possibilita mais conforto e resultados para a empresa. 

Afinal, o que é inteligência artificial e como ela pode proporcionar destaque e mais eficiência no processo produtivo? Continue lendo!

O que é inteligência artificial? 

Provavelmente você já deve ter ouvido que a inteligência artificial é a substituição da mão de obra humana por robôs. Porém, ela é um estudo das ciências da comunicação que permite máquinas e softwares a pensarem como seres humanos: aprender, perceber e agir de forma racional. 

O objetivo da inteligência artificial é simular o comportamento humano, desempenhando habilidades básicas para proporcionar comodidade. Por exemplo, você pode cotar um kit de resina epóxi por meio de comando de voz. 

Sendo assim, a inteligência artificial é muito mais do que ter máquinas ao nosso redor e nosso serviço otimizado. Ela analisa dados com mais profundidade, adiciona inteligência a produtos existentes, realiza tarefas volumosas, frequentes e computadorizadas de modo confiável. 

Essa tecnologia alterou a maneira de fazer negócios em inúmeros segmentos do comércio, da indústria e do varejo. Desse modo, o site Market Wired divulgou estimativas que 62% das empresas utilizem os seus recursos de alguma maneira já nos próximos anos. 

É por essa razão que separamos as vantagens de utilizar a inteligência artificial no mundo corporativo. Ficou curioso? Acompanhe:

Por que utilizar a inteligência artificial na minha empresa? 

A última década foi marcada pelo destaque do uso de análise de dados e inteligência artificial nas empresas. Esses dispositivos estão auxiliando profissionais a evitarem fraudes, terem resultados mais eficientes e desenvolverem um sistema de TI cada vez mais eficaz.

Além disso, proporciona a otimização dos processos comerciais e colaboram nas atividades do dia a dia. 

As modificações podem ser ainda mais significativas. Segundo levantamento da Tata Consultancy Services, 84% das empresas consideram a inteligência emocional fundamental para a competitiva, sendo que 50% a consideram transformadora.

A pesquisa ainda destacou que as empresas que investiram nessa tecnologia aumentaram a sua receita em 16%, enquanto as que utilizaram 5 vezes menos tiveram um crescimento de 5%. 

Por isso, vamos destacar algumas vantagens que essa ferramenta pode proporcionar a você e sua empresa. Vamos lá?!

Aumento da produtividade

Essa tecnologia promete trazer mudanças para o mercado e tende a aumentar a produtividade de muitas funções. Novos cargos serão criados e, consequentemente, outras oportunidades. 

Dados divulgados pelo Blog da LG, apontou que será possível economizar cerca de 6,2 bilhões de horas de atividades.

Aplicações de gestão

As aplicações de gestão da inteligência artificial são mais utilizadas nas corporações. Geralmente são importantes para identificar o nível de desempenho dos colaboradores em suas respectivas tarefas. 

Os gestores que possuem esse tipo de ferramenta, contam com o auxílio a tomada de decisões, pois passam informações precisas e confiáveis sobre os processos da empresa. Assim, com dados relevantes, é possível analisar quais ações estão dando certos e quais não.

Automação dos processos 

A ideia é bem ligada ao processo anterior, já que a automação facilita as atividades rotineiras e proporciona recursos mais agradáveis e seguros. Assim, os dados se tornam acessíveis e a tomada de decisão mais assertiva.

Redução de erros 

Resumidamente, as atividades que mostram um índice alto de falhas manuais – humanas – devem ser repassadas para a inteligência artificial com o objetivo de diminuir esses casos. Por exemplo, você pode retirar pedidos de vendas, solicitar reposição de estoque, verificar materiais específicos e etc. 

Chatbots 

Os chatbots usam a linguagem clara e natural para conversar com as pessoas de maneira pré-programada. Objetivo é responder as perguntas de tal forma que os indivíduos pensem que estão falando com outra pessoa e não com uma programação de computador.

Quando integradas com ferramentas de banco de dados, podem automatizar rotinas de cadastro, atualização e consulta de informação. Isso deixa o serviço mais rápido e melhora a experiência do seu cliente.

Sua empresa trabalha com kit de equipamento de proteção individual e quer diminuir o número de atendimentos sobre o produto, você implementa uma ferramenta de inteligência artificial e automaticamente reduz o tempo de resposta e auxilia o cliente com dúvidas recorrentes. 

Como criar um negócio inteligente? 

Todo administrador entende o papel da tecnologia para melhorar o desempenho dos processos e criar competitividade. Mas, com a inteligência artificial, esses aspectos ganharam uma nova cara: ela permite que os empreendimentos atuem de forma estratégias, solucionando problemas comuns de forma inovadora e rápida. 

Certamente a inteligência artificial pode parecer um desafio aos empreendedores mais tradicionais. Porém, deve ser vista como um investimento estratégico e preciso. Afinal, ela pode otimizar seus processo e proporcionar eficácia ao ambiente corporativo, causando maior impacto e aumento o número de vendas.

E você, quais técnicas vem usando para aumentar a competitividade do seu negócio? Conta pra gente!

*Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌