O que é endomarketing e como utilizá-lo?

Trata-se de um conjunto de estratégias institucionais voltadas ao ambiente interno de toda corporação

Certamente todo empreendedor sonha em alavancar o seu negócio e desenvolver a equipe dos sonhos, não é mesmo? Entretanto, o que muitos não sabem, é que essas ações devem ser voltadas a parte interna da empresa. 

Aliás, quando pensamos em criar estratégias de marketing, logo desenvolvemos formas de impactar quem está de fora, especialmente o cliente. 

É nesse momento que pecamos. Afinal, o sucesso do seu negócio está diretamente relacionado aos seus colaboradores, visto que eles são as peças fundamentais da sua linha de produção. 

Já parou para pensar que para gerar resultados, credibilidade e produtividade você precisa contar com a colaboração coletiva? 

Pois é! Não basta apenas desenvolver estratégias para alcançar o seu potencial cliente, é imprescindível criar um ambiente saudável, seguro e que permita que o seu funcionário se sinta à vontade.

Parece até loucura, né? Mas o endomarketing pode gerar muitos benefícios, inclusive no seu departamento financeiro. 

Além disso, o endomarketing é uma ótima forma para diminuir o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e para atrair profissionais super qualificados para o seu negócio. 

Você conseguiu perceber como o marketing começa de dentro para fora? Se sim, continue lendo esse post para implementar essa estratégia na sua empresa!

O que é endomarketing? 

O endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing institucional voltadas ao ambiente interno de toda corporação. Pode ser chamado de marketing interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores. 

Resumidamente, o endomarketing baseia-se em estratégias de comunicação interna e a política de benefícios e incentivo para motivar os funcionários. 

As ações de endomarketing geralmente são traçadas entre as equipes de marketing e as de RH. O departamento de Recursos Humanos busca entender as necessidades, anseios, problemas organizacionais e os desafios de cada colaborador.

Dessa forma, é possível enxergar os problemas, a satisfação e o nível de interação do funcionário com a empresa. 

Sendo assim, os dois times unem forças para trabalhar em cima da interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades diárias que resultam em uma maior motivação por parte da equipe. 

Além disso, é nesse momento que os profissionais identificam se os colaboradores estão satisfeitos com os EPIs, manutenção de elevador, maquinário e infraestrutura. 

Pense da seguinte forma: se os seus funcionários estão satisfeitos, consequentemente passarão a falar bem da empresa no seu ciclo social. Sendo assim, muita gente passará a enxergar esse emprego como o do sonhos. 

Bom, agora que você já sabe o que é endomarketing, que tal descobrir quais são as melhores ações para implementar essa estratégia na sua corporação? Vamos lá?!

Quais estratégias utilizar? 

Para saber qual o melhor método para introduzir na sua organização, separamos uma lista com 5 dicas simples para te auxiliar nesse processo. Ficou curioso? Acompanhe!

Pesquisas 

Como destacamos anteriormente, saber o que os funcionários pensam é fundamental, certo? Então, realize pesquisas periódicas, sempre buscando feedbacks e pontos a serem reforçados.

Comunicação interna 

Para melhorar a comunicação com o consumidor e aumentar o número de vendas é preciso, antes, solucionar o problema internamente. 

Quando falamos sobre o relacionamento interno, não diz respeito apenas aos e-mais informativos, viu? A comunicação precisa ser pensada estrategicamente para atingir resultados ainda maiores dentro da empresa.

Sabe a Best Buy? A empresa americana é muito famosa no universo digital, ela trabalha diretamente com vendas virtuais.

Você imagina como uma simples ação de endomarketing conseguiu reduzir 50% o índice da rotatividade e ainda aprimorou a comunicação entre os colabores?

Pois bem. Eles criaram uma rede social própria. Essa canal de comunicação trabalhava em função de fornecer informações internas de empresas e também promover a comunicação entre eles. 

Viu só como é fácil? Analise a necessidade da sua equipe, entenda a melhor forma de introduzir essa ideia e alcance os resultados.

Ações de integração 

Você provavelmente já ouviu falar em ações de integração. Esse conceito está cada vez mais presente nas grandes empresas, isso por um único motivo: engajamento dos funcionários. 

Essas ações podem ser voltadas a festas, happy hour ou atividades que tragam lazer e conforto aos funcionários. 

É por meio desses eventos que os colaboradores passam a se conhecer melhor, identificar afinidades e melhorar os laços, formando assim equipes mais motivadas e engajadas. 

Invista em desenvolvimento

Para que o colaborador realize suas atividades com mais eficiência, ele precisa se sentir parte da corporação. Para isso, é importante investir em benefícios a esses funcionários.

A política de benefícios é um diferencial estratégico para reter e atrair novos talentos, gerando valor aos empregados. 

Por isso, é importante investir em palestras, workshops e treinamentos. Além de desenvolver o profissional, automaticamente você melhora a qualidade da sua produção. 

Nesse momento, é interessante utilizar ferramentas de otimização, como softwares de inteligência artificial, robô industrial e automação de gestão e tarefas diárias. 

Essas ferramentas além de diminuir a sobrecarga de trabalho, proporcionam mais conforto e agilidade no meio produtivo. 

Ofereça um plano de carreira 

Quem não sonha em construir uma carreira e ter a chance de se desenvolver profissionalmente, não é? O plano de carreira tem exatamente esse objetivo, fazer com que o profissional cresça dentro de uma empresa. 

Uma vez que isso é proporcionado ao colaborador, espera-se que a produtividade dele aumente consideravelmente, afinal, estão empenhados a trabalhar de forma ainda mais eficaz, já que ele será ‘’avaliado’’ e pesará positivamente para o seu crescimento.

Faça com que o colaborador se sinta especial 

Todo mundo possui sentimentos e emoções, né? Sendo assim, tratá-las com respeito é uma tarefa mínima que a empresa deve fazer. 

Dessa forma, reconhecer que o seu colaborador é um ser humano e gerar ações que demonstram o excelente profissional que ele é, pode ser uma forma de endomarketing bem criativa.

Bom, pode parecer difícil fazer isso, certo? Aí é que você se engana! A cada dia, as empresas adotam cada vez mais essa ideia. 

Pensa na Engemip, organização voltada a produção de para raio, eles demonstram isso diariamente da seguinte forma: eles não só se preocupam com os colaboradores, mas também com os familiares. 

Algumas empresas se dedicam em proporcionar colônia de férias as crianças, festas de aniversários e até mesmo bodas de casamento. 

Por que devo implementar o endomarketing? 

Como podemos observar, um dos melhores benefícios do endomarketing na sua empresa, é, sem dúvidas, o aumento da produtividade. 

Quando motivados, a tendência é que seus funcionários trabalhem com mais eficiência e mais dispostos a trabalharem com você. 

Portanto, essa estratégia é fundamental para quem precisa alavancar a produtividade da sua empresa. Afinal, apenas com ações simples você pode melhorar o seu ambiente interno e ainda conquistar mais clientes. 

*Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌