Por que a comunicação com clientes se tornou tão importante?

Maior parte dos clientes considera mais a experiência e o atendimento

Não podemos negar que a comunicação tem se tornado cada vez mais importante. Mas por que ter um bom relacionamento se tornou uma questão de sobrevivência entre as empresas?

Procurando responder essa dúvida, a Salesforce levantou uma pesquisa que comprova que 80% dos clientes levam mais em consideração a experiência e o atendimento, do que a qualidade dos produtos e serviços em si.

Essa pesquisa se chama “State of the Connected Customer” e foi realizado com pessoas de 15 países diferentes, incluindo o Brasil.

E por meio disso, é certo dizer que os clientes se tornaram “mais interativos”, ao contrário de alguns anos atrás, que a qualidade, prazo de entrega e eficiência bastava.

Isso aconteceu em razão da alta competitividade entre empresas. Nos dias de hoje, ter um produto com um preço acessível ou com alta qualidade, por exemplo, não é mais um grande diferencial para as empresas, em razão da competitividade entre os produtos e serviços.

Por essa razão, o atendimento e a boa comunicação são os fatores que mais fazem as empresas se destacarem e fidelizarem clientes.

Você quer saber como é possível ter uma boa comunicação com seus leads (potenciais clientes) e consumidores? Então não deixe de acompanhar esse post! Vamos lá?

Benefícios de ter uma boa comunicação com os clientes

Primeiro de tudo, temos que falar sobre as inúmeras vantagens de ter uma comunicação eficiente.

Afinal de contas, mostrar quais resultados sua empresa terá e demonstrar certeza que o retorno será certeiro é a melhor parte do conteúdo, não é mesmo? Então confira abaixo:

Aumento da credibilidade

Primeiro de tudo, uma empresa que possui uma boa comunicação no mercado, certamente terá mais credibilidade. Por sua vez, isso significa que os leads e clientes poderão ver sua empresa como um negócio confiável, e que eles sempre poderão contar.

Apesar da credibilidade ser algo essencial para todas as empresas, apenas poucas delas conseguem realmente transmitir com transparência uma comunicação eficiente e clara.

A credibilidade também pode ser definida como uma empresa “digna de crédito”, ou seja, que possa estabelecer qualquer tipo de comunicação e que é eficaz em todos os processos com seus clientes.

Marketing boca a boca

O marketing boca a boca basicamente se trata da indicação de clientes que entraram em contato com sua empresa ou compraram seus produtos ou serviços, e que a recomendam para outras pessoas.

Essa pode ser derivada de diversos fatores que a empresa demonstrou positivo. No entanto, normalmente, apenas quando uma empresa possui uma comunicação eficiente, o marketing boca a boca ocorre com mais facilidade e dinamismo.

Se você possui uma empresa que fabrica fita de led, por exemplo, muitas pessoas poderão ter dúvidas sobre o produto e seus processos de utilização.

No entanto, com uma comunicação adequada, os clientes poderão sanar suas dúvidas e ainda recomendar outras pessoas a utilizar o mesmo produto, por exemplo!

Saber exatamente quais as necessidades do público

Especialmente se você não está obtendo muito sucesso em suas vendas, isso pode significar que talvez sua empresa não saiba exatamente qual a necessidade do público, para solucionar por meio dos seus produtos e serviços.

No entanto, até mesmo com uma boa comunicação, os clientes podem mostrar quais suas principais necessidades. A partir daí, você pode traçar as melhores estratégias e demonstrar resultados eficientes para maximizar seus lucros!

Se você trabalha com envelope awb, será que seu público realmente precisa do produto? Com qual frequência seus clientes entram em contato com sua empresa? Há outros produtos que podem tornar minhas vendas mais efetivas?

Essas perguntas podem ser sanadas se relacionando adequadamente com seus clientes, por exemplo!

Tenha clientes que compram diversas vezes

Uma das maiores vantagens de ter uma comunicação eficiente com seus leads e clientes é, sem dúvidas, a fidelização dos mesmos.

Isso significa que eles podem voltar a comprar seus produtos ou serviços sempre que necessitarem ou sentirem vontade.

Por exemplo: vamos supor que você trabalha com envelope de segurança. Os clientes que comprarem seu produto, provavelmente tem uma necessidade em comum, como ter mais segurança ao armazenar documentos até o envio pelos correios.

Se os processos de comunicação forem eficientes, você consegue fazer com que os clientes sempre comprem com sua empresa, todas as vezes que tiverem tal necessidade!

Isso somente vai depender de quanto você conhece seus clientes e como sua empresa se comunica.

Como é possível ter uma boa comunicação?

Há diversos meios para sua empresa conseguir ser mais comunicativa, sem gastar muito e com ferramentas simples, veja abaixo sobre os canais de comunicação mais populares entre as empresas que querem se destacar no mercado:

Redes Sociais

As redes sociais são plataformas onde as pessoas compartilham informações, se comunicam e interagem. Para as empresas, elas são um ótimo canal de comunicação, pois é possível se aproximar dos leads e clientes de uma maneira mais informal.

Sites e blogs

Também é possível se comunicar por meio do seu próprio site. Crie conteúdos relevantes e interaja com seus leads e clientes. Além disso, dentro do site, é possível adicionar todas as informações de contato da sua empresa.

Aplicativos

Mais uma opção são os aplicativos. Apesar de normalmente terem um custo para sua fabricação e hospedagem, eles estão cada vez mais populares entre todas as pessoas.

Imagine estar sempre localizado nos celulares do seu público. Além disso, os aplicativos não promovem somente um canal de comunicação, mas possuem outras diversas finalidades.

E-mail

Talvez seu público não tenha como utilizar as opções anteriores. Mas é certo afirmar que o e-mail é uma plataforma onde muitas pessoas tem acesso. Por essa razão, se relacionar por e-mail ainda é a estratégia principal de diversas empresas

Agora que você já sabe sobre os benefícios de ter uma boa comunicação e como é possível fazer isso com ferramentas simples, o que está esperando para começar a aplicar essas dicas ao seu próprio negócio?

*Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.