Mercado Segurador dá demonstração concreta de modernidade e agilidade

Antonio Carlos Costa, Presidente do Sindseg RJ/ES, escreveu artigo falando sobre a prontidão que as seguradoras e corretoras tiveram no decreto de isolamento social

Sabemi

Vejo com muito entusiasmo as diversas ações que nossas seguradoras estão colocando em prática nos primeiros dias de isolamento social a que fomos obrigados a nos submeter, demonstrando agilidade e modernidade.

Ao contrário da visão equivocada de que temos baixo uso de tecnologia, as seguradoras têm apresentado um verdadeiro arsenal de facilidades utilizando o que há de mais moderno em termos de tecnologia e digitalização, objetivando reduzir os impactos econômicos no setor, ajudando os corretores de seguros na sua difícil tarefa de renovar as apólices que estão vencendo nas próximas semanas e poder fazer novos negócios e, acima de tudo, garantir que os sinistros que venham a ocorrer sejam atendidos e pagos de forma veloz e eficaz.

Todas buscando operar em plataformas 100% digitais, através de ferramentas de última geração, tais como VPN, VDI, Office 365, telefonia digital virtual, aplicativos, mobile e etc., garantindo 100% de mobilidade e acessibilidade. Em pouco mais de uma semana nossas associadas colocaram mais de 90% das suas equipes trabalhando em home office, sem qualquer prejuízo da qualidade no atendimento.

Várias rotinas e processos foram adaptados e flexibilizados para garantir a continuidade das operações, com foco total nos nossos corretores de seguros, prestadores de serviços e segurados. As vistorias prévias, antes realizadas presencialmente por profissionais especializados, foram substituídas por self vistoria; apresentação de documentos necessários para finalizar um processo de sinistro, antes entregues fisicamente, podendo hoje serem enviados de forma digital; vistorias de sinistros para constatação de danos são migradas para fotos digitais, sem a presença humana; pedidos de assistência 24h e agendamento de carro reserva são feitos também por meios digitais e tantas outras medidas que, em tempo recorde, as seguradoras brasileiras colocaram em operação. Graças ao desenvolvimento contínuo dessa estrutura operacional, as seguradoras têm demonstrado capacidade de manter pleno atendimento aos seus parceiros e clientes, mesmo em face desta crise profunda pela qual o Brasil passa neste momento.

Temos humildade para reconhecer que ainda há muito espaço para evoluir, mas é importante registrar, de forma contundente, que não somos um setor obsoleto! Muito pelo contrário! Estamos na mesma velocidade e na mesma direção do mundo digital quando comparados com as grandes seguradoras americanas, europeias e asiáticas.

Antonio Carlos Costa
Presidente do Sindseg RJ/ES