Aplicativo da Zurich ganha novas funcionalidades de gestão de risco

A plataforma agora tem colaboração remota para compartilhamento de dados em tempo real pela equipe de engenheiros da seguradora


Alinhada com as tendências mundiais que auxiliam as empresas a protegerem os seus negócios e ativos, a Zurich apresenta mais uma novidade no seu aplicativo Zurich Risk Advisor. A plataforma que concentra ferramentas de avaliação de riscos da companhia e está disponível gratuitamente. Agora, o app ganhou a funcionalidade de colaboração remota, que aproxima potenciais clientes e segurados dos engenheiros da Zurich, para a realização de avaliações de riscos à distância, em tempo real, em qualquer parte do mundo.

Para isso, basta que o usuário instale o aplicativo em seu celular e entre com o código de identificação da sessão, enviado previamente. As fotos capturadas e as anotações realizadas durante a sessão de colaboração são visualizadas pelo cliente de forma transparente, para uma compreensão mais assertiva dos apontamentos do especialista. “A combinação de tecnologia com uma equipe de especialistas multiplica a nossa capacidade de contribuir com os esforços de gestão de riscos de nossos clientes”, afirma Carlos Cortés, superintendente de Engenharia de Riscos da Zurich.

O executivo lembra que o app – que possui elevados níveis de segurança para proteção dos dados dos clientes – é uma ferramenta extremamente importante, principalmente em situações adversas como a atual, em que o mundo assiste aos desdobramentos do Coronavírus (Covid-19). A propagação do vírus exigiu das organizações uma reconfiguração no modelo de trabalho, com funcionários em regime de home office em larga escala. E esse modelo trouxe uma preocupação maior com os riscos cibernéticos, que aumentaram com a tentativa de fraudes.

Ataques de phishing e ransomware tiveram aumento no último mês, com os usuários, ao trabalharem em casa ou em locais remotos, clicando em anexos ou links que fornecem um código malicioso usando o tema “coronavírus”. Um levantamento da Apura Cybersecurity Intelligence, especializada em cybercrimes, verificou a ocorrência de 63.463 eventos potencialmente fraudulentos que mencionam a palavra “coronavírus” no Brasil.

“Os hackers usam a chamada engenharia social: a manipulação psicológica para que as pessoas façam o que os criminosos querem, ou então para os usuários divulgarem informações confidenciais”, afirma Fernando Saccon, superintendente de Linhas Financeiras e Seguro Garantia da Zurich.

Com isso, a autoavaliação de riscos cibernéticos disponível no aplicativo ajuda o usuário a ter uma análise dos perigos de segurança online que uma empresa pode apresentar, trazendo uma avaliação completa e de simples entendimento, que abrange: identificação de ativos físicos e de software; controles de proteção em torno dos recursos organizacionais; sistemas de detecção de segurança cibernética; processos e procedimentos de planejamento de respostas e de recuperação.

“A evolução diária dos riscos cibernéticos demanda atenção tanto no nível de segurança da informação corporativa como dos usuários e nós temos como missão cuidar dos recursos que garantem a continuidade dos negócios”, reforça Saccon.

Para isso, o módulo de autoavaliação de riscos cibernéticos do app tem um papel importante. Após este rigoroso checklist, são apresentadas soluções preventivas e de controle ao cliente. Tudo isso dentro de um escopo que antecipa cenários com planos de emergência, gestão de crise e continuidade dos negócios.

“A companhia está sempre atenta a todos os riscos, pensando nas melhores estruturas e no planejamento ideal para ajudar as empresas a enfrentarem os momentos de crise e manterem suas atividades em andamento”, completa Roberto Hernández, Diretor Executivo de Seguros Corporativos da Zurich.

Funcionalidades do Risk Advisor:

• Criar relatórios personalizados detalhando todas as análises dos riscos;
• Acessar as informações adaptadas ao seu desafio comercial e à área de risco identificada;
• Colaborar remotamente para aconselhamento especializado por chamada de vídeo com um engenheiro;
• Priorizar as ações de melhoria de risco;
• Compartilhar seus relatórios de avaliação de risco por e-mail com todos os envolvidos;
• Acessar recomendações aplicáveis, benchmarks e insights;
• Registrar e documentar os resultados da metodologia de análise de riscos da Zurich.

O aplicativo pode ser baixado nas versões IOS e Android ou no próprio site da Zurich .