Vistoria remota, permite à seguradora atender seu cliente de forma prática, sem a necessidade de envolver fisicamente a atuação de um vistoriador
Considerada uma das áreas mais sensíveis dentro das seguradoras, o atendimento de sinistros não pode parar, mesmo durante uma pandemia. Na Argo Seguros, por exemplo, como todo o processo é 100% digital, a capacidade de operação não sofreu impactos e o fluxo segue em ritmo normal.
“Toda a comunicação do sinistro, a coleta da documentação, a vistoria remota e o pagamento de indenizações sem a necessidade de presença física são diferenciais que nos permitem operar de forma tranquila, mesmo com toda a equipe trabalhando em Home Office neste momento”, afirma Rafael Fragnan, diretor de Sinistros da Argo Seguros.
Uma das ferramentas que tornam isso possível é a vistoria remota, que permite à seguradora atender seu cliente de forma prática, sem a necessidade de envolver fisicamente a atuação de um vistoriador. “Em tempos de pandemia, em que o contato social deve ser evitado ao máximo, essa capacidade tecnológica é muito importante. Isso sem falar no ganho de tempo em todo o processo”, lembra Fragnan.
Segundo ele, após a comunicação do sinistro na Central de Atendimento e havendo a necessidade de uma vistoria, o cliente irá receber um link para ativar o acesso remoto em seu celular e seguirá as orientações de um prestador de serviço para a realização dos trabalhos.
De forma online, o segurado conversa e já mostra ao prestador todo o problema ocorrido, o que reduz bastante o tempo de operação. Em casos extremos, de difícil acesso ou que possam trazer risco à integridade física do vistoriador, é possível ainda utilizar drones. Porém, a questão da distância torna essa operação mais complexa e pontual.
Nos casos em que não é possível fazer a vistoria remota, a Argo Seguros também tem implantado algumas medidas para preservar a saúde dos prestadores de serviço. “No atendimento de sinistros de acidente rodoviário, por exemplo, estamos realizando a desinfecção do veículo transportador e tomamos todo o cuidado para que a necessidade do serviço não exponha ninguém a um risco, especialmente neste momento”, concluiu.