Chatbots viram fonte de informações sobre pandemia

Chatbots viram fonte de informações sobre pandemia

Tecnologia vira grande aliada para o direcionamento de esclarecimentos

Robôs podem ser um importante aliado no combate e prevenção ao novo coronavírus. Em empresas de diversos os setores, tem crescido a demanda para que bots já existentes no fluxo de trabalho ganhem novos tópicos com informações sobre a Covid-19, para melhor circulação de informações sobre a pandemia interna e externamente.

De acordo com o especialista da Certsys (empresa que tem trabalhado na implementação e alteração de fluxos desses robôs), Diego Howës, as empresas têm buscado incrementar os bots de atendimento ao público interno com essas novas demandas de prevenção, para que os colaboradores possam ter à mão informações sobre a doença, tipos de cuidado, boas práticas de higiene e orientações gerais sobre a otimização do home office.

Já os negócios que buscam se comunicar com o público externo enxergam outras necessidades. “Temos clientes de varejo que pediram para que fossem criados novos fluxos abordando o tema, e informando aos consumidores que as entregas dos produtos adquiridos online podem sofrer algum atraso”, comenta Howës, da Certsys, que tem buscado ampliar o escopo desses canais para se adequar ao momento de atenção.

Ainda segundo o especialista, em todo o mercado é possível observar uma tendência de automatização do atendimento à população, em busca de chatbots que trabalhem em canais de alto acesso, como o WhatsApp, no caso de órgãos públicos. Na área de saúde, a disseminação de informação sobre a pandemia do vírus tem sido um esforço realizado.

“Uma vertente também bastante relevante nesse momento são os bots direcionados para cuidados com a saúde mental, focando em quem se encontra em quarentena e tem que trabalhar remotamente, focado em problemas de adaptação, ansiedade e até dificuldade de organização com a mudança da rotina”, explica Diego Howës.