Dr. Jairo Bouer participa de live da Qualicorp e dá dicas de como cuidar da saúde mental nessa quarentena

Bate papo aconteceu nesta quinta-feira, e teve o intermédio do Superintendente médico da administradora, Celso Evangelista

Nesta quinta-feira, 16 de abril, às 11h, a Qualicorp promoveu uma live com o Psiquiatra Dr. Jairo Bouer. O bate papo aconteceu no canal da administradora e teve a participação do Superintendente médico da Qualicorp, Celso Evangelista.

Os principais assuntos abordados foram o isolamento social, o home office e a quarentena, imposta pelas autoridades de saúde devido a epidemia do covid-19.

Quarentena

O Dr. Jairo Bouer citou as dificuldades enfrentadas pelas famílias durante a quarentena. O isolamento social tem provocado estresse nas pessoas, e as mudanças de humor tem ficado frequentes.

O Doutor disse que é preciso entender que esse comportamento é normal, que o excesso de informações sobre a epidemia tem aumentado os transtornos emocionais, como as crises de ansiedade, sintomas depressivos e quadros de estresse.

“Há muitas incertezas. Não sabemos quanto tempo irá durar esse período, quando poderemos voltar a trabalhar, qual impacto que esse distanciamento social vai ter no longo prazo na nossa saúde física e emocional”, diz o psiquiatra.

A incerteza econômica também foi abordada por Bouer e Evangelista. Muitos não sabem como será voltar a rotina, como as empresas irão se comportar financeiramente.

Para quem mora sozinho, a solidão tem sido o principal desafio. O distanciamento familiar, dos amigos e, da rotina de trabalho tem aumentado as crises ansiosas e depressivas. Já para as famílias é totalmente o contrário, a convivência com os familiares por maior tempo, tem causado mais brigas. O Dr. Celso Evangelista diz que a melhor saída é a tolerância.

Como ser mais produtivo no home office

Dr. Jairo Bouer cita que a palavra chave do home office é a organização. “Muitas famílias moram em espaços pequenos, com apenas um computador, crianças em casa e com isso acabam perdendo o foco”, diz Bouer.

Ele orienta que o ideal é combinar as rotinas, definir o espaço de trabalho. “As mulheres já reclamam, com razão, sobre a jornada dupla. Com isolamento, acaba virando jornada tripla”, esclarece.

Em resposta a uma pergunta dos telespectadores da live, sobre como entregar o mesmo resultado no trabalho remoto, ele diz que “é preciso entender que o resultado é diferente, dado o momento”.

Como saber lidar com a situação de isolamento social?

Os médicos citam a dificuldade em lidar com a situação. As principais dicas é criar uma rotina durante a quarentena.

“Temos que entender que os dias não são iguais. Tem dia que eu vou estar de boa e tem dia que não vou estar legal, eu me permito não estar legal, tem que ter uma tolerância consigo mesmo. Ficamos muito frustrados de ‘ah não consegui fazer tudo que eu queria’, ‘bolei uma rotina que não dei conta’”, conta Bouer.

O psiquiatra cita que a cooperação é essencial, ajudar e respeitar mais os amigos e familiares em dias que eles não estão bem. Entender o outro e evitar conflitos desnecessários.

Dr. Evangelista disse que a Qualicorp criou um programa de atenção básica aos idosos, com psicólogos e terapeutas, e que os pacientes lidavam melhor com a situação imposta.

“Vamos superar, a dúvida é o que vai ser quando superarmos essa crise”, finaliza o Dr. Celso.