Por meio de parceria com o Ministério da Saúde, Maida.Health, empresa do Sistema Hapvida, desenvolveu plataforma que vai auxiliar no diagnóstico do coronavírus
Já imaginou, em qualquer lugar do Brasil, os profissionais terem, por meio de imagens, suporte para identificar casos de covid-19? Em parceria com o Ministério da Saúde, a Maida.health, uma empresa do Sistema Hapvida, desenvolveu a plataforma Covid-19.maida.health, que torna isso possível.
A Inteligência Artificial, desenvolvida pela empresa, vai realizar a triagem dos casos de pacientes suspeitos de Covid-19, a partir de exames de imagens de raio-x e tomografia computadorizada de tórax. A plataforma é gratuita, está disponível 24h por dia, 7 dias por semana e vai dar suporte clínico aos profissionais de saúde na identificação de casos da doença.
Os profissionais de saúde também poderão contribuir com o banco de imagens (acesse aqui), registrando novos casos e ajudando a orientar mais profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Projetos como o Covid-19.maida.health estão em consonância com o propósito da empresa em promover o acesso à saúde por meio da inovação. Faz parte do DNA da empresa a atenção às pessoas, especialmente nesse momento tão difícil de pandemia global.
“O uso de exames de imagem, tais como o Raio X e a Tomografia Computadorizada, pode ser um grande aliado na identificação de casos suspeitos. Os aparelhos para tais exames estão difundidos no Brasil inteiro e aptos para serem usados, além de terem um baixo custo por exame, especialmente o Raio X. Atualmente, estamos vendo uma elevação na quantidade de exames para detecção do covid-19. Só que o teste PCR, que é o mais preciso, ainda está escasso e demorando muito a ter resultado em algumas regiões. Por conta disso, criamos essa alternativa de análise, que usa como base exames de imagem para fins de triagem. Ao se avaliar uma imagem, é possível dizer se o caso em questão parece com o covid ou não. Isso pode ajudar na condução de tratamentos”, resume Pedro Santos Neto, líder de Pesquisa e Desenvolvimento da Maida.health.
A Inteligência Artificial está presente em outros projetos desenvolvidos, como o Octopus, solução de Inteligência Artificial e Crowdsourcing, que permite que o plano de saúde emita respostas automáticas a solicitações requeridas pelos clientes sob supervisão médica. A Maida.health foi a primeira empresa brasileira a realizar regulação médica por Inteligência Artificial em medicina de grupo, o fato aconteceu em janeiro de 2020 no Sistema Hapvida