Digitalização acelerada cria novas oportunidades

Dekra minimiza o contato direto entre os especialistas da empresa e os clientes, como medida de combate a pandemia do coronavírus

A DEKRA está cumprindo sua missão, conforme declarado em seus estatutos: “Nas três áreas da vida – na estrada, no trabalho e em casa – estamos trabalhando para garantir a segurança das pessoas na Alemanha e em todo o mundo, mesmo sob essas condições extremamente difíceis”, explicou o CEO da Companhia, Stefan Kölbl em transmissão ao vivo para jornalistas durante conferência de imprensa.

Segundo ele, no campo, a companhia está minimizando o contato direto entre os especialistas da empresa e os clientes. Além disso, um número crescente de serviços, incluindo auditorias, avaliações de peritos, treinamento e certificações, estão sendo executados totalmente ou parcialmente em formato digital.

O CEO também deixou claro que a pandemia de coronavírus provavelmente atrapalharia a trajetória de crescimento de 16 anos da empresa em 2020. Apesar de um ambiente econômico já desafiador em 2019, a organização alcançou um crescimento de receita de 2,0% para 3,4 bilhões de euros com uma força de trabalho que atingiu quase 44 mil no fim do ano. Stefan Kölbl está prevendo um declínio na receita em 2020: “O desempenho dependerá de quanto tempo a paralisação econômica continuar”. As consequências da crise do coronavírus já são visíveis nos números do primeiro trimestre de 2020. A receita caiu 5,0% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os esforços contra a pandemia de coronavírus levou a Dekra a combinar vários de seus serviços em sua página inicial do site em resposta à crise. Esses serviços variam de testes de máscaras protetoras de coronavírus a aprovações excepcionais de desinfetantes, além de dicas de anti-phishing de segurança cibernética até instruções gratuitas on-line sobre o transporte seguro de testes de coronavírus.

 

As inspeções periódicas de veículos segurados

As inspeções periódicas de veículos continuam apesar da COVID-19, mas com precauções especiais de segurança. Conforme declarado pelo Ministério Federal dos Transportes da Alemanha, são necessárias inspeções técnicas regulares para garantir a segurança do tráfego e ajudar a manter as cadeias logísticas. “Nossos mais de 500 locais de testes estão abertos em toda a Alemanha e, continuamos realizando testes em oficinas de veículos também. Estamos, no entanto, seguindo diretrizes rígidas para proteger nossos clientes e funcionários”, explicou o CEO da DEKRA.

A situação é muito diferente em outros países. Na França, as inspeções de caminhões ainda estão sendo realizadas, mas apenas um em cada dez locais de teste estão abertos e operando. Na Itália, as inspeções de veículos foram suspensas até outubro. Em outros países, como Espanha e Eslováquia, as estações de testes estão fechadas, e no Brasil, serão abertas gradualmente em alguns estados. No entanto, na Suécia, Dinamarca e República Tcheca, a maioria dos locais de testes está aberta, e na Nova Zelândia, uma em cada quatro estações ainda está operando. A situação varia de estado para estado nos EUA. Na China, a capacidade está sendo aumentada novamente.

O setor industrial está demonstrando como tirar o melhor de uma situação ruim. Enquanto as plantas estão fechadas, estão dedicando tempo para melhorar a segurança de suas unidades. “Atualmente, estamos enfrentando uma alta demanda por serviços que envolvem a inspeção e teste de equipamentos e materiais — como no setor automotivo, por exemplo”, disse Stefan Kölbl falando da tendência positiva dos negócios na divisão de serviços de inspeção de teste industrial. “O desligamento está sendo usado como um bom momento para garantir a conformidade com os padrões de segurança regulamentares.”

A Certificação DEKRA também está realizando um número crescente de testes e auditorias usando tecnologia remota sem contato presencial.

Melhorando o fornecimento de máscaras respiratórias

A Dekra está contribuindo particularmente com a segurança durante a pandemia de coronavírus em sua divisão de testes de produtos. Desde meados de março de 2020, a companhia ajuda a conter a escassez de máscaras de proteção na Alemanha e em outros lugares.

“Nosso laboratório especial em Essen é uma das três entidades reconhecidas na Alemanha como organismo notificado para teste de máscara respiratória”, disse Stefan Kölbl. Usando princípios de teste que foram especialmente adaptados para COVID-19, a DEKRA está testando a proteção oferecida pelas máscaras respiratórias pandêmicas de coronavírus e aumentando sua capacidade de teste em cinquenta vezes.

Está recebendo consultas não apenas de países da UE, mas também de países fora da Europa. Líderes políticos de vários países estão entrando em contato pessoalmente para solicitar o serviço. “Nossos especialistas em Essen — que estão trabalhando em uma rotação de três turnos, incluindo fins de semana, em conformidade com os requisitos legais — estão dando uma contribuição vital para garantir que muitas máscaras estejam disponíveis no futuro”, disse o CEO comentando sobre o trabalho dos funcionários do laboratório.

Digitalização acelerada pelo coronavírus

A transformação digital dos processos de negócios ganhou impulso durante a crise do coronavírus com o crescimento contínuo dos serviços digitais. Por exemplo, a Dekra agora conta com soluções de software para não apenas realizar mais e mais treinamento on-line, mas também para realizar auditorias, avaliações de danos e certificações.

O objetivo constante é simplificar e acelerar os processos para os clientes. “A importância de evitar o contato pessoal o máximo possível no clima atual acelerará a aceitação de soluções digitais no mercado”, afirmou o CEO. Isso explica por que as avaliações remotas estão sendo realizadas cada vez mais em muitos países também usando a tecnologia i2i. É aqui que o cliente envia fotos ou vídeos para avaliação eletronicamente, e o especialista registra os fatos e — dependendo da extensão do dano — avalia o caso ao vivo ou em um prazo muito curto.

A Companhia também fez progressos na digitalização de outras maneiras em 2019. Para melhorar a segurança nas estradas, em países como a Nova Zelândia, a empresa desenvolveu um protótipo de um sistema de autoaprendizagem capaz de prever peças defeituosas do veículo com base na inteligência artificial (IA). O protótipo já pode atingir níveis de precisão preditiva de 90%. “Isso nos apresenta oportunidades de negócios a médio prazo, como por meio da integração em sistemas de gerenciamento de frota, quando você pode prever, com um alto nível de probabilidade, quais componentes vão quebrar e quando poderá executar reparos, o mais rápido possível e a baixo custo, sem perigo para a segurança rodoviária”, explicou Stefan Kölbl.

Na divisão de treinamento, a Dekra Akademie transferiu suas operações de treinamento para “salas de aula virtuais”, que agora são capazes, depois de muito esforço de realizar, em média, cerca de 70% dos treinamentos em escala internacional. Os elementos práticos de treinamento e teste serão disponibilizados assim que a pandemia de coronavírus terminar. Atualmente, as empresas de logística e vendas são os principais usuários dos seminários on-line. Os formatos de e-learning também estão sendo desenvolvidos para profissionais de saúde e emergência envolvidos com o coronavírus, bem como para instruir o uso correto de novos respiradores. O portfólio está sendo constantemente expandido.

A organização também quer melhorar a segurança no manuseio de substâncias perigosas por meio de sua parceria com a 3spin, especialista em realidade virtual e aumentada (VR/AR). Até o momento, não é possível fornecer treinamento nesta área sem colocar em risco os treinadores, estagiários ou o meio ambiente. “Pretendemos mudar isso com formatos de treinamento baseados em simulações de VR e AR”, disse o CEO.

Esclarecendo problemas de dados e usando um modelo confiável de dados

Stefan Kölbl também alertou que, em meio à crise do coronavírus, é importante não perder de vista os problemas mais urgentes em relação à segurança dos dados provocados pela digitalização de tráfego, veículos e outros dispositivos técnicos.

Existem perguntas importantes que precisam ser respondidas no ambiente automotivo, como: Quem possui os dados do veículo? Quem pode usá-lo e com que finalidade? Afinal, para direção conectada e automatizada e para muitos outros produtos técnicos, os dados desempenham um papel fundamental — inclusive quando se trata de segurança.

“As organizações independentes de monitoramento técnico precisam ter acesso não filtrado aos dados do veículo relacionados à segurança e ao meio ambiente. Essa é a única maneira de garantir a segurança no trânsito agora e no futuro”, afirmou o CEO. Com isso em mente, a Dekra lançou a iniciativa Trust Center em 2019. O objetivo é estabelecer um modelo de administração de informação para coletar e avaliar dados com segurança. “No interesse da proteção do consumidor, precisamos de uma cultura de compartilhamento de dados quando se trata de questões de segurança no trânsito”, completou. A ADAC também é defensora da iniciativa do Trust Center da Dekra. Para Stefan Kölbl, a colaboração com a ADAC, e com o maior número possível de organizações voltadas para os consumidores, é um passo importante no trabalho com os fabricantes de automóveis para encontrar uma resposta socialmente aceitável ao problema dos dados.

 

É impossível uma perspectiva confiável para 2020

Na opinião de Stefan Kölbl, não é possível emitir uma previsão para 2020 como um todo: “É impossível traçar o curso futuro da pandemia de coronavírus, que está causando um impacto global. Portanto, não é possível calcular quando a vida econômica e social retornará ao normal”. É por isso que a Dekra está adotando uma extensa gama de ações, incluindo o adiamento de alguns de seus investimentos. O recrutamento está sendo realizado de maneira muito seletiva, com base na região e nos serviços, e as medidas de trabalho de curto prazo já introduzidas para trabalho temporário e treinamento serão estendidas à sede corporativa em Stuttgart em um futuro próximo.

O trabalho temporário é o exemplo mais claro de como a crise do coronavírus e o desligamento econômico associado estão afetando a Companhia. Embora ainda houvesse quase 16 mil trabalhadores temporários no fim de 2019, o número atual é de cerca de 14.700 (primeiro trimestre de 2020). Observando a figura da Alemanha, dos mais de 7.700 trabalhadores temporários no total, cerca de 4 mil estão em contratos de curta duração — enquanto o restante ainda trabalha em horário normal, com os números mudando quase diariamente. “Dito isso, seremos uma das primeiras empresas a se beneficiar de uma recuperação quando sairmos da crise. A emoresa possui uma excelente reputação no mercado e goza da confiança de sua base de clientes industriais em larga escala”, afirma Stefan Kölbl.

O CEO está esperando, com a pandemia de coronavírus, uma interrupção na longa trajetória de crescimento da empresa: “Temos que assumir que haverá um declínio na receita e outros índices importantes em 2020. A extensão disso depende de quanto tempo a paralisação continuará. A Dekra é sinônimo de segurança e é sistemicamente relevante, mesmo durante a crise atual. O que precisamos agora é de uma estratégia de saída apropriada para que o efeito em nossa economia social de mercado na Alemanha e na economia global não seja prolongado. Faremos todos os esforços para continuar digitalizando nossos serviços e mantendo o nível de ordens de serviço público e sistemicamente relevantes — como inspeções gerais — em particular.”