Mapfre explica como manter o carro funcionando durante a quarentena

Companhia destaca algumas dicas para preservar o veículo mesmo com o baixo uso devido ao distanciamento social

Durante essas semanas em que muitas famílias se recolheram em suas casas devido à pandemia do novo coronavírus, o carro acaba sendo menos utilizado. Para evitar que o veículo apresente problemas em peças e sistemas, é preciso atenção a alguns detalhes, para não ficar na mão na retomada à rotina ou em alguma emergência.

  1. Dê partida no motor: ligar o carro pelo menos uma vez por semana, por volta de 10 minutos, já é suficiente para manter as peças mecânicas lubrificadas e a bateria ativa. Esta prática deve ser realizada em garagens abertas e bem ventiladas, se o veículo ficar em uma garagem fechada, recomenda-se que o usuário dê uma volta no quarteirão com o veículo. Em hipótese alguma realize o procedimento em garagens fechadas, pois os gases do escapamento são tóxicos e pode causar envenenamento por monóxido de carbono. Rodar com o veículo é importante para que todos os sistemas que compõem a parte eletrônica funcionem de forma adequada.
  2. Os pneus devem ser observados: se houver espaço na garagem ou estacionamento coletivo, dirija um pouco o carro para evitar a deformação dos pneus – importante também os manter calibrados na pressão máxima recomendada pelo fabricante, já que o veículo permanecerá parado.
  3. Fluidos e filtros precisam seguir em dia: verificar o estado dos filtros e os níveis dos fluidos necessários para o bom funcionamento são imprescindíveis para prevenir a deterioração de peças internas. É aconselhável ainda manter o tanque de combustível cheio. Lembre-se que os fluidos são trocados quando o veículo atingir a quantidade de quilômetros previsto pelo fabricante de óleo e/ou montadora mais também pelo tempo decorrido da última troca, o que chegar primeiro.
  4. Cuidado aos sistemas elétricos e eletrônicos: além da parte mecânica, os componentes elétricos e eletrônicos devem ser ativados periodicamente, como vidros elétricos, painéis, ar condicionado, controles de regulagem de assentos e espelhos e câmeras de ré.
  5. Seguro garante total conforto: em casos de pane a Mapfre está preparada para prestar uma série de assistências e ainda proteger contra colisão, roubos, furtos ou danos a terceiros, por exemplo

Para o diretor de Provedores, Tulio Dias Carvalho, mesmo estando com o veículo parado na garagem e depois de seguir todas essas orientações, é importante manter este bem protegido. “Os segurados da Mapfre seguem contando com todas as assistências contratadas em casos de emergência. Entre março e abril a Mapfre já prestou cerca de 65 mil serviços de assistência, tendo como destaque, mais de 23 mil auxílios mecânicos. A companhia também concedeu benefícios aos clientes em período de renovação, adotando as mesmas tarifas do ano passado em apólices que mantiveram o veículo e as coberturas contratadas anteriormente. Também permitiu parcelamento do pagamento sem cobrança de juros”, pontua.